10 sinais e sintomas do câncer de próstata

13/11/2021 Dr. Gerson Luis Medina Prado
10 sinais e sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença que, em estágios iniciais, tem evolução silenciosa. Mais um motivo para fazer acompanhamento com urologista, além dos exames preventivos anuais.

Nas fases mais avançadas ou quando o tumor é volumoso, o paciente pode apresentar sinais e sintomas que vão desde problemas urinários à dor óssea.

Neste post, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o assunto. Boa leitura!

Câncer de próstata

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

A doença é mais comum em homens a partir dos 50 anos de idade – cerca de 75% dos diagnósticos são feitos em pacientes com mais de 65 anos.

O câncer de próstata pode não apresentar sinais ou sintomas em fases iniciais, portanto, recomenda-se procurar um médico urologista e realizar os exames conforme orientação médica a partir dos 50 anos de idade.

Sinais e sintomas do câncer de próstata

Apesar de ser assintomático em alguns casos, em outros, a doença pode manifestar sintomas, especialmente em pacientes com tumores mais volumosos, tais como:

1. Ardência ou dor ao urinar;
  2. Necessidade de urinar com mais frequência;
  3. Micção excessiva à noite (noctúria);
  4. Dificuldade em iniciar ou parar a micção;
  5. Sangue na urina ou no sémen;
  6. Jato urinário fraco ou intermitente;
  7. Sensação de que a bexiga não esvazia totalmente;
  8. Dor ao ejacular;
  9. Disfunção erétil;
  10. Dor na parte inferior das costas, pelve, testículos ou coxas (que pode ser óssea).

Se você está sentindo um ou mais destes sinais ou sintomas, não espere a situação se agravar, procure imediatamente o seu médico urologista e investigue as causas adequadamente.

O diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta em até 90% as chances de cura da doença.

Fatores de risco

• Idade avançada. O risco de câncer de próstata aumenta com a idade. É mais comum depois dos 50 anos.
  • Histórico familiar. Se um parente próximo, como o pai, irmão ou filho foi diagnosticado com câncer de próstata, o risco pode aumentar.
  • Raça. Por razões ainda não determinadas, o câncer de próstata é mais frequente

em homens com ascendência africana e caribenha.

• Alterações genéticas. Histórico familiar de genes que aumentam o risco de câncer de mama (BRCA1 ou BRCA2) ou uma história familiar muito forte de câncer de mama, o risco de câncer de próstata pode ser maior.

Como diagnosticar?

Exames que auxiliam a investigar e rastrear o câncer de próstata:

• Exame de toque retal: possibilita avaliar o tamanho, o formato e a textura da próstata;
  • Exame de PSA: exame de sangue que analisa a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA).

Caso o exame de PSA indique níveis alterados de Antígeno Prostático Específico, seu médico pode solicitar exames de imagem, incluindo ultrassonografia ou mesmo uma ressonância magnética multiparamétrica da próstata para investigar quais alterações existem na glândula.

O exame de imagem de ressonância magnética multiparamétrica da próstata pode:

• detectar o tumor
  • localizar e fornecer a caracterização do tumor;
  • estratificar o risco;
  • auxiliar na avaliação de suspeita de recorrência;
  • ajudar na orientação para a biópsia;
  • ajudar na orientação para cirurgia, terapia focal e radioterapia.

A doença é confirmada por meio de biópsia, exame que coleta pequenos pedaços da próstata para serem analisados em laboratório.

Como se preparar para o exame de ressonância magnética multiparamétrica da próstata?

• Jejum mínimo de 4 horas;
  • Água e medicamentos podem ser ingeridos até uma hora antes do exame;
  • Deixe os acessórios metálicos como cintos, anéis, etc, em casa;
  • É necessário fazer a retirada de piercings;
  • Levar os exames anteriores pertinentes à região a ser avaliada.

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre os sinais e sintomas do câncer de próstata. Continue acompanhando as novidades em nosso blog!

Na Lucídio Portella você encontra médicos urologistas, exames de imagem e laboratoriais,  tudo em um só lugar para o seu maior conforto.

• Wilson fieira

03/05/2022 at 10:55

Tenho o jato da urina fraco e ardência ao urinar as vezes sem urinar e dor no pênis quando ejaculo .
    Sem contar que urino várias vezes durante o dia a noite levanto poucas vezes .

• José Cândido Ferreira Neto

14/07/2022 at 16:48

Boa tarde
    Doutor

Meu exame retal deu normal, ultrassom normal c/pequeno aumento pela idade , segundo médico que fez, só p PSA veio alterado 4,17 e o livre 0,61, aumentou pois há 07 meses atrás era 3,67, não tenho histórico familiar e nem sintomas , mês o assim a médica pediu ressonância e biopsia, achei exagerado e biopsia é invasivo , o que o senhor acha , devo consultar uma segunda opinião?
    NO AGUARDO

JOSE CANDIDO