Blog

Dor nas costas (dor na coluna): 7 causas e o que fazer

31/10/2022 Dr. Gerson Luis Medina Prado
Dor nas costas (dor na coluna): 7 causas e o que fazer

Está sofrendo com dor nas costas ou dor na coluna e não sabe o motivo? Infelizmente, esse é um problema muito comum e que pode ter diversas causas. Seu estilo de vida, por exemplo, pode influenciar no surgimento da dor.

Quer entender o que pode estar causando a dor nas costas? Siga a leitura da Clínica Lucídio Portella e tire suas dúvidas!

Dor nas costas, o que pode ser? 

1. Dor lombar ou lombalgia

A lombalgia é uma dor ou desconforto que surge na região acima do glúteo e pode ter uma grande variedade de intensidade, podendo ser apenas um desconforto leve ou se levantar ou sentar, por exemplo, até provocar dificuldade de se locomover, necessitando de tratamento com urgência. 

A dor na lombar pode ser aguda, recente ou crônica, que é quando o paciente sente a dor há meses. Sobrepeso, sedentarismo, idade, tabagismo, entre outros fatores podem estar relacionados com o surgimento do problema. 

O paciente com lombalgia pode sentir: 

  • Dor em “facada” 
  • Dor que se estende para a perna
  • Dor que piora ao andar, se reclinar ou levantar
  • Rigidez no músculo.

2. Dor na escápula (dor atrás do ombro)

A escápula é um osso que fica atrás do ombro e alguns fatores como má postura, levantar peso de maneira incorreta, uso excessivo da articulação do ombro e até mesmo condições cardíacas podem contribuir para o surgimento do problema. 

O paciente com problema na escápula pode sentir:

  • Dor na parte de trás ou superior do ombro;
  • Dor ao levantar o braço acima da cabeça;
  • Sensação de estalo ou ranger ao levantar o braço.

Se você está sentindo dor atrás do ombro procure um especialista para avaliar a causa do desconforto. O médico deve avaliar o ombro e a escápula em busca de lesões, fraqueza e rigidez.

Caso seu médico suspeite de anormalidade óssea ou lesão em alguma parte do ombro, pode solicitar exames de imagem como raio-x, tomografia computadorizada ou ressonância magnética do ombro para diagnosticar a causa. 

3. Dor nas costas ao respirar

A dor nas costas que aparece ao respirar pode ter relação com doenças respiratórias, como resfriados ou até mesmo condições mais graves como pneumonia e embolia pulmonar.

Outras causas para a dor nas costas ao respirar são os problemas musculares ou no coração, mas estes casos são menos frequentes e o paciente deve sentir outros sintomas associados além da respiração. 

4. Dor nas costas com aperto no peito pode ser infarto

Esse sintoma pode ser sinal de uma emergência médica como um infarto do miocárdio. Se a dor com aperto no peito está acompanhada de outros sintomas como mal-estar e enjoo é fundamental buscar ajuda o quanto antes.

O risco de ser um infarto aumenta se o paciente tem sobrepeso, hipertensão, colesterol alto, é fumante ou possui outros fatores de risco para o problema. 

5. Dor no meio das costas pode ser hérnia de disco

Uma das causas mais frequentes de dor no meio das costas é a hérnia de disco. 

Outras causas de dor no meio das costas incluem:

  • Má postura;
  • Lesão muscular ou contratura;
  • Osteoartrite;
  • Pequenas fraturas na coluna;
  • Problemas pulmonares;
  • Problemas no estômago.

 Como a dor no meio das costas pode estar relacionada a diversas causas, o ideal é buscar um médico para avaliar o quadro. 

Seu médico irá perguntar sobre outros sintomas associados, realizar um exame físico e, caso necessário, solicitar exames de imagem para complementar o diagnóstico. 

6. Dor na parte de cima das costas (cervicalgia)

A cervicalgia é uma dor que surge na região cervical e frequentemente está associada à má postura, mas também pode ocorrer em função do estresse, tensão muscular e até mesmo torcicolo. 

7. Dor nas costas na gravidez

A dor nas costas durante a gestação é muito comum. Um dos principais motivos para o problema ocorrer é a sobrecarga na musculatura que sustenta a coluna devido ao aumento do peso. 

Além disso, durante a gestação a mulher passa por alterações hormonais que auxiliam a articulação pélvica a ter maior flexibilidade, preparando o corpo para o parto. Isso pode gerar dores lombares já que a estrutura ajuda a sustentar a coluna.

Como diagnosticar a causa da dor nas costas?

A dor nas costas ou dor na coluna é uma das principais queixas nos consultórios médicos e pode ter diversas causas. Cerca de 80% da população mundial terá pelo menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Seu médico deve avaliar seu estado de saúde geral, levar em consideração os sintomas que você relatar e realizar um exame físico. 

Além disso, pode indicar a realização de um exame de imagem para analisar com mais detalhes as estruturas das costas em busca da causa da causa do problema. 

São eles: 

  • Ressonância magnética. Avaliação de partes moles para detecção de inflamações, hérnia de disco, artrose, deslizamentos vertebrais, compressões na coluna, entre outros. 
  • Tomografia computadorizada. Avaliação de traumas, fraturas, artrose, tumores e outros problemas que causam dor nas costas.
  • Radiografias. Avaliação de deslocamento de discos vertebrais, fraturas, osteófitos, hérnias discais, entre outros.

Onde fazer exames de imagem em Teresina?

Na Clínica Lucídio Portella você conta com uma equipe médica experiente e equipamentos de última geração para realizar seus exames de imagem.

Você também dispõe de médicos em diversas especialidades e exames laboratoriais para cuidar da sua saúde, tudo em um só lugar.

Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062.



(86) 3221-3062

Rua São Pedro, 2133 – Centro Teresina – PI | CEP 64001-260

Segunda a sexta: 7:00h às 19:00h
Sábado: 7:00h às 12:00h


Clínica Lucídio Portella
Registro: 0000116-PI
Diretor Técnico-Médico: Dr. Lucídio Portella Nunes Filho
Médico – CRM-PI: 1690
Radiologia e Diagnóstico por Imagem – RQE-PI: 547

Siga-nos nas redes


As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.



©2023 Clínica Lucídio Portella | Todos os Direitos reservados | Política de privacidade | Desenvolvido pela Agência