Enxaqueca persistente é grave? Saiba o que fazer

13/12/2022 Dr. Gerson Luis Medina Prado
Enxaqueca persistente é grave? Saiba o que fazer

Está sentindo uma enxaqueca persistente e não sabe o que fazer? Conheça a seguir as características da dor de cabeça crônica e saiba quando procurar ajuda médica.

Enxaqueca persistente, o que pode ser?

A enxaqueca geralmente é uma dor de cabeça moderada ou intensa sentida como uma dor latejante em um dos lados da cabeça. Quando as crises de dor de cabeça ocorrem por 15 dias ou mais por mês e o problema persiste por mais de três meses chama-se enxaqueca crônica.

A enxaqueca crônica pode começar com episódios de dor de cabeça esporádicos que gradualmente se tornam mais frequentes.

Quais são os sintomas da enxaqueca crônica?

Os sintomas típicos da enxaqueca crônica incluem:

• Dor de cabeça de intensidade moderada a intensa, agravada pela atividade física ou movimento;
  • Dor em dos lados da cabeça;
  • Dor latejante ou dor tipo pressão;
  • Sensibilidade à luz, som e cheiros;
  • Náusea/vômito;
  • Sudorese;
  • Letargia;
  • Tontura.

Quais os sintomas de enxaqueca com aura?

A enxaqueca com aura é um tipo de dor de cabeça que causa sintomas visuais ou sensitivos, como:

• Enxergar pequenos pontos luminosos (flashes);
  • Perda parcial do campo visual;
  • Visão turva;
  • Formigamento ou dormência em alguma parte do corpo;
  • Dificuldade para falar e ouvir;
  • Zumbido no outro, entre outros.

Cerca de 25% dos casos de enxaqueca é com aura, podendo um episódio durar de 5 a 60 minutos.

O que causa a enxaqueca persistente?

A enxaqueca persistente pode ter diversos fatores desencadeantes, no entanto, cerca de 50% a 70% das crises de dor de cabeça são desencadeadas pelo estresse.

Outros fatores que podem desencadear a enxaqueca persistente incluem:

• Falta de sono;
  • Jejum prolongado;
  • Tensão pré-menstrual (TPM);
  • Cansaço;
  • Certos alimentos ou bebidas;
  • Uso de medicamentos vasodilatadores;
  • Exposição a ruídos altos ou odores fortes;
  • Atividades intensas por períodos prolongados;
  • Tabagismo;
  • Obesidade, entre outros.

A enxaqueca persistente é grave?

Você deve consultar um médico se tiver sintomas de enxaqueca persistentes ou muito intensos.

Se medicar com analgésicos de venda livre pode ser perigoso e acabar agravando o problema.

Além disso, mesmo que a enxaqueca alivie com medicamentos, o ideal é procurar tratamento se as crises duram mais de 5 dias por mês, até mesmo para prevenção do problema.

Tomar analgésicos com muita frequência pode desencadear dores de cabeça graves por uso excessivo de medicamentos.

Quando a enxaqueca persistente é preocupante?

Você deve ligar para emergência imediatamente se você ou alguém com quem você estiver apresentar:

• Paralisia ou fraqueza em um ou ambos dos braços ou lados da face;
  • Fala arrastada ou distorcida;
  • Uma dor de cabeça repentina e agonizante;
  • Dor de cabeça junto com febre alta (febre), torcicolo, confusão mental, convulsões, visão dupla e erupção cutânea.

Esses sintomas podem indicar uma condição mais grave, como um acidente vascular

cerebral ou meningite, e devem ser avaliados por um médico o mais rápido possível.

Quem sofre de enxaqueca persistente pode tomar café?

Se você está com enxaqueca persiste evite ingerir café. Isso porque a cafeína pode estimular ainda mais o sistema nervoso central que já está sensível por causa da enxaqueca, sendo um potencial gatilho para desencadear ou piorar crises.

Como é feito o diagnóstico da enxaqueca crônica?

O diagnóstico da enxaqueca persistente é feito por uma estratégia de exclusão, portanto, seu médico deve descartar possíveis hipóteses que estão desencadeando o problema para fechar um diagnóstico correto.

Sendo assim, o médico pode solicitar alguns exames de imagem para descartar condições graves como hemorragias, tumores, aneurisma, trombose venosa cerebral, entre outros.

Saiba mais sobre os exames a seguir!

Tomografia computadorizada do crânio

A tomografia computadorizada do crânio é bastante útil na investigação de dores de cabeças inexplicáveis.

O exame altamente tecnológico cria imagens tridimensionais do crânio, fornecendo detalhes das estruturas da cabeça e cérebro.

Angiotomografia (ANGIO TC)

A angiotomografia é uma modalidade de exame de tomografia computadorizada usada para avaliação de artérias e veias.

Através do exame é possível identificar um aneurisma cerebral e outras diversas possíveis alterações dos vasos sanguíneos, que podem levar a quadros com risco de vida.

Ressonância magnética do crânio

A ressonância magnética do crânio (RM) é um exame de diagnóstico por imagem não invasivo, seguro e indolor que não usa radiação ionizante.

Também chamado de ressonância magnética da cabeça, o exame fornece imagens tridimensionais e altamente detalhadas das estruturas internas do crânio, especialmente o cérebro.

A ressonância magnética do crânio é realizada para investigar diversos sintomas de início abrupto, como a dor de cabeça súbita e intensa.

Angioressonância (ANGIO RM)

O exame de angioressonância permite a avaliação dos vasos sanguíneos do cérebro, fornecendo imagens internas das veias e artérias.

O que fazer quando a enxaqueca não passa?

Dicas para aliviar uma crise de enxaqueca persistente:

• Compressas geladas;
  • Beber bastante água;