Blog

Joelho inchado e dolorido: 7 causas e o que fazer

29/08/2022 Dr. Gerson Luis Medina Prado
Joelho inchado e dolorido: 7 causas e o que fazer

O joelho inchado é um sinal de que há um problema na articulação. Em alguns casos, indica uma lesão por esforço excessivo ou um sintoma de uma condição subjacente. 

O inchaço do joelho acontece quando o líquido se acumula dentro ou ao redor da articulação do joelho. Quer saber o que pode estar deixando seu joelho inchado e dolorido? Continue lendo!

Joelho inchado, o que pode ser?

1. Sobrecargas nos joelhos

A sobrecarga nos joelhos geralmente ocorre em pessoas que praticam atividades físicas mais intensas, como ciclismo, corrida e saltos, sem um bom condicionamento físico.

Isso acaba gerando uma sobrecarga articular nos joelhos, o que pode resultar em um processo inflamatório da membrana sinovial e provocar o inchaço, desconforto e dor que não melhora após a prática esportiva.

2. Torções de joelho

Tanto os atletas profissionais quanto os amadores podem sofrer com uma entorse de joelho, especialmente aqueles que praticam esportes que requerem saltos, giros e desaceleração abrupta de movimentos, como vôlei e futebol. 

O impacto ou quedas durante a prática de esportes também pode causar ruptura de ligamentos (LCA, LCP, menisco) e luxação patelar. 

Uma ruptura de ligamento cruzado anterior, por exemplo, pode provocar uma dor súbita na frente do joelho, instabilidade e inchaço. 

3. Bursite pode deixar o joelho inchado

Um joelho contém 11 bursas ao seu redor, pequenas bolsas cheias de líquido que reduzem o atrito entre músculos, tendões e pele. Quando uma bussa inflama, é chamada de bursite. 

Uma bursa inflamada pode se encher de líquido em excesso e causar inchaço no joelho, além de dor e sensibilidade. 

Se o seu médico suspeitar de bursite no joelho, além da avaliação clínica e análise dos hábitos de vida e prática esportiva, pode solicitar exames de imagem para complementar o diagnóstico. 

Os exames de imagem que contribuem para o diagnóstico da bursite no joelho são: 

  • Ressonância Magnética: permite identificar a bursa inflamada;
  • Ultrassonografia: contribui para identificação da bursa inflamada e serve para guiar punções terapêuticas;
  • Raio-x: contribui para descartar fraturas ósseas e calcificações]

4. Condropatia patelar e joelho inchado

Também chamada de condromalácia patelar, a condição é a principal causa de dor na parte anterior do joelho. 

O paciente com condropatia patelar pode sentir dor, ardência e inchaço no joelho, geralmente durante os exercícios físicos ou após longos períodos na mesma posição (sentado, ajoelhado, etc).

Se seu médico suspeita de condropatia patelar, além da avaliação física, pode solicitar exames complementares de imagem. São eles: 

  • Tomografia computadorizada do joelho;
  • Ressonância magnética do joelho;
  • Raio-x;
  • Ecografia;
  • Cintilografia. 

5. Artrose no joelho pode causar inchaço e dor

O paciente com artrose no joelho pode apresentar inchaço, rigidez, instabilidade, dificuldade de movimentação, rangidos e estalos, entre outros sintomas na articulação. 

O desgaste natural das articulações do joelho, que faz parte do processo de envelhecimento, pode causar artrose. 

Os exames de imagem que auxiliam a diagnosticar a artrose no joelho, além de identificar o grau de comprometimento da articulação, são a ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e o raio-x.

6. Lesões no menisco e joelho inchado

O menisco é responsável por garantir o amortecimento de cargas e a estabilização da articulação. O envelhecimento natural do menisco torna a pessoa mais suscetível a lesões na estrutura.

O paciente com lesão no menisco pode sentir o joelho inchado, dolorido, rígido, além de sentir dificuldade de movimentar a estrutura e a sensação de instabilidade do joelho.

O médico pode investigar a lesão no menisco através de exames de imagem, como a ressonância magnética, exame padrão ouro na investigação desse tipo de lesão e raio-x, usado para avaliar eventual artrose no joelho. 

7. Fratura por estresse e inchado

Outra causa de joelho inchado são as fraturas por estresse, que são microfraturas causadas por esforço excessivo ou movimentos repetitivos. São mais comuns em atletas e praticantes de esportes.

Além do joelho inchado, a pessoa pode sentir uma dor que piora com o tempo ou ao tentar movimentar o joelho. 

Seu médico pode solicitar exames complementares de imagem para auxiliar a diagnosticar as fraturas por estresse, como a ressonância magnética do joelho, que possibilita identificar as lesões, além do raio-x.

Joelho inchado, como aliviar?

Aplicar gelo no local da dor por 15 a 20 minutos pode ajudar a aliviar a dor e o inchaço no joelho.

Se a dor no joelho for intensa e persistente, não espere o problema se agravar ou tome analgésicos que podem esconder o problema por conta própria.

O ideal é procurar um especialista para investigar a causa da dor no joelho e tratar adequadamente a condição. 

Onde fazer exames de imagem em Teresina?

Na Clínica Lucídio Portella você conta com uma equipe médica experiente e equipamentos de última geração para realizar seus exames de imagem.

Você também dispõe de médicos em diversas especialidades e exames laboratoriais para cuidar da sua saúde, tudo em um só lugar.

Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062.



(86) 3221-3062

Rua São Pedro, 2133 – Centro Teresina – PI | CEP 64001-260

Segunda a sexta: 7:00h às 19:00h
Sábado: 7:00h às 12:00h


Clínica Lucídio Portella
Registro: 0000116-PI
Diretor Técnico-Médico: Dr. Lucídio Portella Nunes Filho
Médico – CRM-PI: 1690
Radiologia e Diagnóstico por Imagem – RQE-PI: 547

Siga-nos nas redes


As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.



©2023 Clínica Lucídio Portella | Todos os Direitos reservados | Política de privacidade | Desenvolvido pela Agência