Blog

Tomografia de abdome total: para que serve e como é feita

13/04/2023 Dr. Gerson Luis Medina Prado
Tomografia de abdome total: para que serve e como é feita

Você talvez já tenha ouvido falar em tomografia de abdome total, ou, se quisermos chamá-la por seu nome mais técnico, tomografia computadorizada (TC) de abdome total.

Esse exame de imagem é uma das principais ferramentas para diagnóstico de diversas doenças na medicina contemporânea. 

Trata-se de um procedimento que aplica radiação ionizante para atravessar os nossos órgãos e tecidos e deles gerar imagens que permitam avaliação médica do tórax, abdome superior e abdome inferior. 

Quer saber mais sobre para que serve este exame, como ele é feito, quando é indicado e qual a preparação? Continue lendo!

Para que serve a tomografia de abdome total?

Quando se indica uma tomografia de abdome, simplesmente, muitas vezes vem à mente apenas a parte superior dessa região (entre o tórax e a pelve). A tomografia do abdome total, por sua vez, investiga também outros órgãos como bexiga, próstata, rins, baço, etc.

Dessa forma, seu principal objetivo é investigar anormalidades, disfunções e doenças sobretudo nos sistemas digestivo, urinário e circulatório. Nessas regiões, a TC de abdome costuma ser um forte aliado no diagnóstico de inflamações, tumores e até mesmo câncer. 

Um importante diferencial que a invenção da tomografia proporcionou à medicina, na década de 70, foi a capacidade de observar estruturas moles (órgãos, veias e artérias), que ainda era bem limitada mesmo com os raios-X. 

Confira, então, algumas das principais condições que podem ser descobertas por este exame: 

  • Apendicite;
  • Pielonefrite;
  • Diverticulite;
  • Doença de Crohn;
  • Cirrose;
  • Pedra nos rins;
  • Colite ulcerosa
  • Pancreatite
  • Aneurismas da aorta abdominal;
  • Cistos nos ovários;
  • Tumores benignos e malignos;
  • Traumas;
  • Infecções ou inflamações

Quando a TC de abdome total é indicada?

O médico solicitará a realização do exame mediante a apresentação de sintomas que levantam suspeita das doenças citadas acima. Dentre os principais, destacam-se febre, enjôo, dores recorrentes no abdome, fadiga, perda de peso repentina, e náuseas. 

Embora o exame seja não invasivo e indolor, é importante recordar que sua realização é contraindicada a pacientes gestantes, por conta da radiação. 

Qual o preparo para a tomografia de abdome total?

A preparação para a TC de abdome total é razoavelmente simples. Primeiramente, o médico radiologista deverá avaliar a necessidade – ou não – de aplicação do contraste iodado durante o exame. 

Em caso afirmativo, é necessário fazer um jejum de 4 horas, e suspender o uso de medicamentos que contenham metformina 48 horas antes e 48 horas depois do procedimento. 

Ao chegar na clínica, o paciente deve retirar brincos, piercings na face e aparelhos dentários móveis para a realização do exame. 

Caso tenha alergia leve ao contraste, podem ser feitos preparos antialérgicos com 48 horas de antecedência, a serem especificados também pelo médico.

Como a tomografia de abdome total é realizada?

Após a preparação adequada, o paciente deve permanecer deitado e imóvel numa maca, que se desliza até o tomógrafo (equipamento em forma de rosca que escaneia o abdome em 360º) para a captação das imagens. 

Os raios-X do tomógrafo emitem radiação ionizante e atravessam as estruturas do corpo para colher as imagens, que então são transmitidas a um computador para facilitar a análise do médico.

O interessante é que os registros dessas imagens são absorvidos de formas diferentes a depender da densidade de cada um dos tecidos, de tal forma que os ossos aparecem em tons mais claros e vísceras ou partes mais moles aparecem em tons mais escuros. 

Além disso, um grande diferencial da tomografia é a sua capacidade de gerar uma grande quantidade de imagens sob ângulos distintos, permitindo uma avaliação mais completa das regiões investigadas a partir de 3 planos: transversal (em fatias), coronal (de frente) e sagital (de lado). 

Quanto tempo demora uma tomografia de abdome total?

Caso o paciente permaneça totalmente imóvel e dê tudo certo com o exame, a Tomografia de abdome total é bem rápida: dura de 5 a 30 minutos (sem contar o tempo de preparação, se necessária)

Onde fazer uma tomografia de abdome total em Teresina?

A Clínica Lucídio Portella é o melhor lugar para fazer a sua tomografia de abdome! Lá você conta com uma equipe médica experiente e equipamentos de última tecnologia para oferecer o atendimento mais humanizado e eficiente possível!

Você também dispõe de médicos em diversas especialidades e exames laboratoriais para cuidar da sua saúde, tudo em um só lugar.

Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062.



(86) 3221-3062

Rua São Pedro, 2133 – Centro Teresina – PI | CEP 64001-260

Segunda a sexta: 7:00h às 19:00h
Sábado: 7:00h às 12:00h


Clínica Lucídio Portella
Registro: 0000116-PI
Diretor Técnico-Médico: Dr. Lucídio Portella Nunes Filho
Médico – CRM-PI: 1690
Radiologia e Diagnóstico por Imagem – RQE-PI: 547

Siga-nos nas redes


As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.



©2023 Clínica Lucídio Portella | Todos os Direitos reservados | Política de privacidade | Desenvolvido pela Agência