Tomografia do crânio: para que serve e como é feita

13/04/2023 Dr. Gerson Luis Medina Prado
Tomografia do crânio: para que serve e como é feita

A tomografia do crânio, ou TC craniana, é mais um dos diversos instrumentos que a tecnologia de hoje nos propicia para o diagnóstico efetivo e de alta definição de diversas doenças.

A máquina que tornou possível as primeiras tomografias, por exemplo, rendeu o prêmio nobel de fisiologia a Allan Cormack e Godfrey Newbold Hounsfield.

A TC do crânio coleta, através de radiação, imagens do encéfalo, cérebro e de toda a caixa craniana do paciente, além de outras regiões como pescoço, seios da face e mandíbula. Isso permite o diagnóstico de diversas doenças e tumores benignos ou malignos.

Se quiser saber mais sobre esse exame, quando é indicado, as principais doenças detectadas e como ele é realizado, está no lugar certo. Boa leitura!

Para que serve a tomografia do crânio?

O objetivo da tomografia computadorizada do crânio é investigar as regiões da cabeça, pescoço, orelhas, mandíbulas e ossos da face, para que uma possível alteração neurológica ou outra patologia possa ser detectada.

As imagens deste exame são mais eficientes no diagnóstico pois proporcionam definição mais alta do que, por exemplo, uma radiografia.

Muitas pessoas ainda temem a recomendação dele por conta do estigma de que ele necessariamente vai indicar um câncer no cérebro ou outra doença muito grave.

É importante dizer que esse temor não tem fundamentos; sua indicação é, na maioria dos casos, preventiva, e são distintos os graus de gravidade das múltiplas doenças que ele pode detectar.

Dentre elas, destacam-se:

• Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Tumores benignos ou malignos, dentre mais de 100 tipos;
  • Aneurisma (dilatação dos vasos sanguíneos do cérebro, que pode causar hemorragia);
  • Trombose cerebral;
  • Hidrocefalia;
  • Fraturas, malformações e traumatismo craniano;
  • Doença de Alzheimer;
  • Meningite

Quando a tomografia do crânio é indicada?

As situações em que o médico neurologista pode solicitar o exame se dividem, basicamente, em dois tipos: queixas comuns e urgência. No primeiro caso, podemos ter sintomas como simples dores de cabeça, vertigens, náuseas, tonturas e alterações visuais.

Já os casos de urgência constituem, principalmente, suspeitas de AVC, traumatismos cranioencefálicos, aneurismas e crises convulsivas.

Qual o preparo para tomografia do crânio?

A preparação para a TC craniana é razoavelmente simples. Caso o exame for realizado com uso do contraste iodado, é necessário fazer um jejum de 4 horas, e suspender o uso de medicamentos que contenham metformina 48 horas antes e 48 horas depois do procedimento.

Ao chegar na clínica, o paciente deve retirar brincos, piercings na face e aparelhos dentários móveis para a realização do exame.

Caso tenha alergia leve ao contraste, podem ser feitos preparos antialérgicos com 48 horas de antecedência, a serem especificados pelo médico.

Como a tomografia do crânio é realizada?

Quanto à realização do exame em si, a anestesia pode ser indicada, mas geralmente apenas para crianças menores de 12 anos.

O contraste, por sua vez, é recomendado nos casos de possíveis tumores e abcessos cerebrais, já que permitem uma visualização mais completa e específica das regiões vasculares.

Seu uso é feito a partir da inserção de um cateter intravenoso, contendo iodo, numa das veias da mão ou do braço do paciente.

A pessoa deve se deitar sobre uma mesa de barriga para cima, cabeça apoiada, braços ao lado do corpo e utilizar um colete de chumbo sobre a roupa.

Então, a mesa se desloca para trás e para frente na direção do tomógrafo (equipamento em forma de rosca que escaneia o crânio em 360º).

Assim, as radiações atravessam a cabeça e captam imagens de diversos ângulos, permitindo ao médico analisar a caixa craniana através de secções (“fatias”).

Quanto tempo demora uma tomografia do crânio?

Caso o paciente permaneça totalmente imóvel e dê tudo certo com o exame, a TC craniana é bem rápida: dura de 5 a 30 minutos (sem contar o tempo de preparação, se necessário).

Onde fazer tomografia do crânio em Teresina?

A Clínica Lucídio Portella é o melhor lugar para fazer a sua tomografia do crânio! Lá você conta com uma equipe médica experiente e equipamentos de última tecnologia para oferecer o atendimento mais humanizado e eficiente possível!