Falta de ar intensa: 4 possíveis causas do sintoma
Você tem sentido falta de ar intensa? Cuidado! Esse é um sintoma que precisa ser avaliado com urgência.
Neste post, vamos mostrar algumas das possíveis causas da falta de ar intensa e os exames de imagem que auxiliam no diagnóstico e direcionamento do tratamento mais adequado. Boa leitura!
Falta de ar intensa
A falta de ar intensa, também chamada de dispneia, é um sintoma que na maioria dos casos pode ser verdadeiramente angustiante, caracterizado como um aperto no peito e dificuldade profunda em respirar.
Esse sintoma pode ser um sinal de alerta para diversos problemas, especialmente doenças cardiorrespiratórias e pulmonares.
Quando a falta de ar intensa pode ser COVID-19?
A infecção por COVID-19 pode provocar um quadro similar ao de pneumonia. Sintomas respiratórios como falta de ar intensa é um dos possíveis sinais da doença, especialmente em casos mais graves.
O novo coronavírus (SARS-CoV-2) também pode provocar febre, tosse, dores de cabeça e de garganta.
Exames de imagem e diagnóstico da Covid-19
A tomografia computadorizada de tórax (TC) é uma grande aliada no diagnóstico e acompanhamento da pneumonia por COVID-19, sobretudo em pacientes sintomáticos com exames laboratoriais negativos.
O exame permite que o médico avalie a presença de alterações pulmonares, o grau de comprometimento do órgão e faça o acompanhamento da evolução da infecção em pacientes acometidos pelo Sars-CoV-2.
Na Clínica Lucídio Portella, o resultado da TC de tórax fica pronto em tempo recorde, em apenas alguns minutos após a sua realização.
Toda a equipe está preparada para perceber a gravidade da doença, facilitar a entrega dos resultados e assim fornecer informações importantes para que se defina a melhor conduta de tratamento do caso.
Porém, existem outras condições além da Covid-19 que estão relacionadas com a falta de ar e os especialistas da Clínica Lucídio Portella estão preparados para atender todas as situações que possam demandar exames de imagem e laboratoriais.
Possíveis causas da falta de ar intensa
1- Embolia Pulmonar
Algumas complicações que afetam o pulmão podem gerar falta de ar intensa. É o caso da embolia pulmonar.
Embolia pulmonar (EP) é uma condição que ocorre quando um coágulo sanguíneo, formado em alguma parte do corpo, sobretudo nos membros inferiores, se desprende e migra pela circulação até os pulmões, onde se aloja em uma artéria do órgão.
Esse problema pode causar o bloqueio do fluxo sanguíneo e a redução dos níveis de oxigênio nos pulmões.
Em alguns casos, a EP não apresenta sintomas. Quando há presença de sintomas, os sinais mais comuns são:
- Falta de ar intensa que aparece de repente e piora com o esforço;
- Dor no peito aguda ao inspirar profundamente;
- Dor no peito ao tossir ou se inclinar;
- Tosse seca com expectoração de sangue ou não.
- Febre baixa;
- Palpitações no peito.
Exames de imagem e diagnóstico da Embolia Pulmonar
Seu médico pode solicitar os exames de angiotomografia dos vasos pulmonares, ultrassom com Doppler dos membros inferiores (das pernas), radiografia de tórax, angioressonância magnética arterial pulmonar, ecocardiograma e eletrocardiograma.
O exame de sangue de dímero D também pode ser solicitado pois detecta fragmentos de degradação de um coágulo sanguíneo.
2- Infarto do miocárdio
O infarto, ou ataque cardíaco, é uma condição que ocorre devido ao bloqueio súbito do fluxo sanguíneo para as artérias que alimentam a musculatura do coração, o miocárdio, causando a morte dessas células musculares e consequente falência da função cardíaca.
Geralmente, o infarto é causado por uma doença chamada aterosclerose, caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura e outras substâncias nas paredes das artérias coronárias.
Os sintomas mais comuns do infarto são:
- Dor súbita na região do peito, que pode irradiar para os ombros, costas e braço esquerdo;
- Falta de ar intensa (comum em idosos);
- Tontura e suor frio;
- Sensação de desmaio e palidez.
Exames de imagem e diagnóstico do Infarto
Em casos de suspeita de infarto do miocárdio, seu médico pode solicitar um eletrocardiograma primeiramente, além de exames laboratoriais gerais e próprios como a dosagem de enzimas cardíacas.
Exames de imagem também são usados na suspeita de infarto, tais como: radiografia de tórax, ecocardiograma, angiotomografia das coronárias, cintilografia do miocárdio, cateterismo e ressonância magnética.
3- Angina
Angina é um termo usado para descrever a dor no peito causada pela redução do fluxo sanguíneo (isquemia) que acomete o músculo cardíaco.
Geralmente, a angina está relacionada à obstrução parcial da artéria coronária, responsável por levar sangue ao coração, reduzindo o seu fluxo.
O principal sintoma é a dor no peito, comumente descrita como um aperto ou queimação. Além disso, a pessoa pode sentir:
- Falta de ar intensa;
- Indigestão;
- Suor frio;
- Palidez.
Exames de imagem e diagnóstico da Angina
Os exames de imagem indicados para a investigação da angina são:
- Tomografia computadorizada de escore de cálcio: utilizado para detectar a depósitos de cálcio nas artérias coronarianas;
- Angiotomografia das coronárias: permite visualizar as artérias do coração em busca de possíveis obstruções, como acúmulo de placas de gordura e outras substâncias;
- Ressonância magnética cardíaca: fornece imagens do coração e dos vasos sanguíneos da região. Pode ser usada para avaliar o estreitamento das artérias.
4- Insuficiência Cardíaca
Insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica que ocorre pela incapacidade do coração de bombear sangue de forma que atenda às necessidades metabólicas do organismo.
O principal sintoma deste problema é a falta de ar intensa, que inicialmente se manifesta após grandes esforços, como subir um lance de escadas e vai evoluindo, apresentando-se diante de esforços menores, como vestir-se.
O paciente com insuficiência cardíaca também pode sentir:
- Fraqueza;
- Dor no peito;
- Palpitações;
- Tosse com catarro;
- Inchaço nas pernas e abdome;
- Micção excessiva, principalmente à noite.
Exames de imagem e diagnóstico da Insuficiência Cardíaca
Os exames de eletrocardiograma, ressonância magnética cardíaca, radiografia de tórax, Holter de 24 horas e ecocardiograma auxiliam na definição da causa e na avaliação do grau de comprometimento do coração.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre as possíveis causas da falta de ar intensa. Continue acompanhando as novidades em nosso blog!
Nós, da Clínica Lucídio Portella, temos como missão oferecer um serviço de qualidade, humanizado e acolhedor em todas as etapas do atendimento.
Aqui você encontra exame de imagem, atendimento médico em diversas especialidades e exames laboratoriais.
Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062. A Taciana Carvalho é a gerente da clínica e estará sempre de braços abertos para lhe receber.