AVC Isquêmico: 6 sinais de alerta que você precisa conhecer
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico é uma condição séria de saúde que necessita de atendimento rápido. O tratamento imediato reduz os riscos de danos cerebrais e outras complicações mais graves.
Segundo o Ministério da Saúde, o acidente vascular cerebral isquêmico é responsável por 80% dos casos de AVC.
Você saberia identificar os sinais de alerta de um AVC isquêmico? Continue a leitura e descubra!
O que é AVC Isquêmico?
O AVC isquêmico, conhecido popularmente por derrame ou isquemia cerebral, é uma condição de saúde perigosa que ocorre quando há um bloqueio em uma das artérias que fornecem sangue ao cérebro.
Esse bloqueio pode reduzir o fluxo sanguíneo e o oxigênio levado ao cérebro, causando danos ou morte das células cerebrais.
Caso a circulação não for recuperada rapidamente, o dano cerebral pode ser permanente.
Por isso, o reconhecimento dos sinais de alerta e encaminhamento rápido ao atendimento médico são fundamentais para salvar a vida e evitar sequelas.
O que causa o AVC Isquêmico?
Geralmente o AVC isquêmico é causado por um coágulo sanguíneo que obstrui um vaso sanguíneo no cérebro.
Esse coágulo sanguíneo pode se formar em algum lugar do corpo, como nas pernas ou coração, e viajar pela corrente sanguínea até o cérebro, onde fica preso e impede que o sangue passe.
Neste caso, o derrame é chamado de derrame embólico.
Outra causa é a estenose ou estreitamento da artéria. Isso pode acontecer por causa da aterosclerose, uma doença causada pelo acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias.
Este tipo de derrame é chamado de acidente vascular cerebral trombótico.
6 sinais de alerta do AVC Isquêmico
- Dificuldade para falar e entender o que outros estão falando;
- Paralisia ou dormência no rosto, braço ou perna, em apenas um lado do corpo;
- Dor de cabeça súbita e intensa;
- Tontura que pode ser acompanhada por vômitos;
- Perda da coordenação motora;
- Visão turva ou perda de visão em um ou ambos os olhos.
Procure atendimento médico imediatamente se notar quaisquer sinais ou sintomas de um AVC isquêmico, mesmo que pareçam ir e vir ou que desapareçam completamente.
Faça o teste SAMU
Uma das maneiras de identificar rapidamente o AVC isquêmico é por meio do teste SAMU.
Você conhecia? Saiba como aplicá-lo a seguir!
- Rosto: peça para a pessoa sorrir. Ela apresenta um dos lados do rosto caído?
- Braços: peça à pessoa para mover os braços. Ela não consegue levantar ou mover o braço?
- Discurso: peça à pessoa para repetir uma frase simples ou cantar o trecho de uma música. Ela apresenta fala arrastada ou estranha?
- Urgente: chame uma ambulância ou leve a pessoa ao pronto atendimento mais próximo.
Exames de imagem e diagnóstico
O diagnóstico do AVC isquêmico é feito com base na avaliação clínica, nos sintomas apresentados pelo paciente e nos exames complementares de diagnóstico por imagem.
Como o tempo de entrada no setor de emergência até a confirmação por exame de imagem precisa ser o mais curto possível, geralmente, o exame de tomografia computadorizada (TC) do crânio é o mais solicitado.
Em casos de emergência, o exame de TC pode ficar pronto em poucos minutos, e os resultados rápidos permitem que o médico visualize imagens internas da cabeça com alta resolução.
A tomografia computadorizada do crânio auxilia, na maioria dos casos, a identificar se a lesão foi causada por falta de sangue (isquemia) ou por sangramento (hemorragia)
O médico também pode solicitar uma ressonância magnética (RM). O exame permite a visualização de imagens detalhadas dos vasos sanguíneos, possibilitando estudar o tamanho e a localização da região afetada muito rapidamente.
Por fim, podem ser feitas uma ultrassonografia das artérias vertebrais e das carótidas (ecografia) para estudar o interior das artérias e uma angiotomografia das artérias do pescoço e do cérebro para avaliar obstruções do fluxo sanguíneo arterial para o cérebro.
Além disso, os exames auxiliam a identificar possíveis chances de outro acidente vascular cerebral isquêmico ocorrer.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre o AVC isquêmico e seus sinais de alerta. Continue acompanhando as novidades em nosso blog!
Nós, da Clínica Lucidio Portella, temos como missão oferecer um serviço de qualidade, humanizado e acolhedor, em todas as etapas do atendimento.
Aqui você encontra exame de imagem, atendimento médico em diversas especialidades e exames laboratoriais.
Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062.
Sandra Ribeiro
15/02/2022 at 12:18
Muito bom
Viviane Silveira
06/05/2022 at 05:50
Muito esclarecedor pra mim, meu pai fez uma tomografia e deu isquemia e foi encaminhado ao neuro. A matéria me deu uma base.
Francisca felis Batista, Exu-pe, 61 anos
25/05/2022 at 01:03
Estou sentindo uma dor de cabeça como se fosse nas veias que temos na parte frontal, quando estou sentada que levanto, tenho que sustentar a cabeça, pois latejando, tomo paracetemou e melhora umas 4h,depois volta tudo, não sei o que faço me ajude por favor!!
Liliane Gomes Borges
29/05/2022 at 14:53
minha mãe sofreu Avc isquêmico
Nivia goncalves ferreira correa
01/06/2022 at 19:00
Meu maridoesta com um coagulo na cabeça e sente muitad dores e tambem um tumor de shemori isto e caso de cirurgia! Quais as providencia devemos tomar
Comments are closed.