Tipos de câncer de próstata: sintomas e diagnóstico
O câncer de próstata pode se manifestar de formas diferentes: ter o crescimento lento ou ser mais agressivo, disseminando-se rapidamente para outras regiões do corpo. Sendo assim, é imprescindível ter o diagnóstico correto dos tipos de câncer de próstata e do estágio em que eles se apresentam para determinar o tratamento mais adequado.
Nas próximas linhas, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o assunto: tipos, sinais e sintomas e diagnóstico.
Vamos lá?
Tipos de câncer de próstata
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum em homens a partir dos 50 anos de idade – cerca de 75% dos diagnósticos são feitos em pacientes com mais de 65 anos.
Saiba quais são os tipos de câncer de próstata a seguir:
Adenocarcinoma
O tipo mais comum de câncer de próstata são os adenocarcinomas, que constituem cerca de 95% de todos os diagnósticos de cânceres de próstata.
Também chamados de câncer de próstata glandular, se desenvolve a partir de células glandulares que produzem o fluido da próstata.
Existem dois subtipos de adenocarcinomas da próstata:
- Adenocarcinoma acinar. Cerca de 95% dos adenocarcinomas são desse tipo. Geralmente é identificado pelo exame de toque retal.
- Adenocarcinoma ductal. É muito menos comum e, quando surge, frequentemente ocorre em conjunto com o adenocarcinoma acinar.
Carcinoma de células transicionais
Os carcinomas de pequenas células, ou câncer urotelial, é um tipo raro de câncer de próstata. O tumor se origina na uretra e se espalha para a próstata.
Em alguns casos, ele pode começar na próstata, mas é ainda mais raro.
Geralmente, esse tipo de câncer é diagnosticado apenas após a apresentação dos primeiros sintomas, como dificuldade para urinar, por exemplo.
Câncer de próstata neuroendócrino
Um tumor neuroendócrino é um tipo de câncer na próstata que não produz antígeno específico da próstata, uma proteína produzida pelo tecido prostático, detectada no exame de sangue de PSA.
O câncer de próstata neuroendócrino é bem mais raro, no entanto, seu tipo mais comum é o agressivo, conhecido como câncer de próstata de pequenas células.
Sarcoma de próstata
O sarcoma é um tipo mais raro de câncer de próstata, caracterizado pelo seu desenvolvimento no músculo liso da próstata – e não no interior da glândula, como em outros tipos.
Sinais e sintomas do câncer de próstata
Inicialmente, o câncer de próstata pode ser assintomático, mas conforme evolui,
especialmente em pacientes com tumores mais volumosos, manifesta sinais e sintomas como:
- Ardência ou dor ao urinar;
- Necessidade de urinar com mais frequência;
- Micção excessiva à noite (noctúria);
- Dificuldade em iniciar ou parar a micção;
- Sangue na urina ou no sémen;
- Jato urinário fraco ou intermitente;
- Sensação de que a bexiga não esvazia totalmente;
- Dor ao ejacular;
- Disfunção erétil;
- Dor na parte inferior das costas, pelve, testículos ou coxas (que pode ser óssea).
Veja também: 5 dicas de prevenção do câncer de próstata
Como diagnosticar o câncer de próstata?
Exames que auxiliam a investigar e rastrear o câncer de próstata:
- Exame de toque retal: possibilita avaliar o tamanho, o formato e a textura da próstata;
- Exame de PSA: exame de sangue que analisa a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA).
Caso o exame de PSA indique níveis alterados de Antígeno Prostático Específico, seu médico pode solicitar exames de imagem, incluindo ultrassonografia ou mesmo uma ressonância magnética multiparamétrica da próstata para investigar quais alterações existem na glândula.
O exame de imagem de ressonância magnética multiparamétrica da próstata pode:
- detectar o tumor
- localizar e fornecer a caracterização do tumor;
- estratificar o risco;
- auxiliar na avaliação de suspeita de recorrência;
- ajudar na orientação para a biópsia;
- ajudar na orientação para cirurgia, terapia focal e radioterapia.
A doença é confirmada por meio de biópsia, exame que coleta pequenos pedaços da próstata para serem analisados em laboratório.
Como se preparar para o exame de ressonância magnética multiparamétrica da próstata?
- Jejum mínimo de 4 horas;
- Água e medicamentos podem ser ingeridos até uma hora antes do exame;
- Deixe os acessórios metálicos como cintos, anéis, etc, em casa;
- É necessário fazer a retirada de piercings;
- Levar os exames anteriores pertinentes à região a ser avaliada.
O câncer de próstata pode não apresentar sinais ou sintomas em fases iniciais, portanto, recomenda-se procurar um médico urologista e realizar os exames preventivos conforme orientação a partir dos 50 anos de idade, ou 45 anos, caso haja risco familiar ou genético.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre a prevenção do câncer de próstata. Continue acompanhando as novidades em nosso blog!
Na Clínica Lucídio Portella, contamos com urologistas, ultrassonografia com Doppler, ultrassom transretal, ressonância magnética multiparamétrica da próstata, além de biópsias dirigidas e todos os principais exames laboratoriais.
Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062.