Blog

AVC hemorrágico: o que é, sintomas, causas e o que fazer

31/03/2023 Dr. Gerson Luis Medina Prado
AVC hemorrágico: o que é, sintomas, causas e o que fazer

Segundo o Ministério da Saúde, o acidente vascular cerebral (AVC) acomete cerca de 100 mil brasileiros por ano, sendo uma das principais causas de morte no país. Você sabia que esse é categorizado em dois tipos diferentes? São eles o AVC isquêmico e o AVC hemorrágico. 

Hoje saberemos em maiores detalhes sobre o tipo hemorrágico, que representa 20% dos casos. Continue lendo para conhecer suas particularidades, sintomas, possíveis causas e o que fazer com uma pessoa que sofra do que popularmente chamamos de “derrame”.

O que é um AVC hemorrágico?

Em linhas gerais, um acidente vascular cerebral hemorrágico ocorre quando uma das artérias cerebrais é danificada pelo rompimento ou entupimento de um dos seus vasos, que levam sangue e oxigênio ao cérebro. 

Isso faz com que uma determinada região fique sem circulação sanguínea e, portanto, paralisada, provocando hemorragia dentro do tecido cerebral ou entre o cérebro e a meninge.

Quando há sangramento no interior do cérebro, o AVC é chamado de hemorrágico intracerebral; já quando o sangramento é entre as camadas exteriores e interiores da meninge, chamamos de hemorragia subaracnóidea.

A probabilidade de incidência é maior em homens, e na população brasileira o AVC hemorrágico é menos comum que o sistêmico. 

No entanto, suas taxas de mortalidade são maiores, podendo variar de 40% a 60%. Por isso é importante ressaltar que o tratamento deve ser feito o quanto antes, a fim de que seja maior a chance de recuperação completa. 

O que causa um AVC hemorrágico?

Primeiramente, há alguns fatores de risco para a ocorrência do AVC hemorrágico e do AVC em geral, como hipertensão, diabetes tipo 2, colesterol alto, dieta pouco saudável, obesidade, tabagismo, idade avançada, histórico familiar, abuso de drogas, e, como já foi dito, ser do sexo masculino.

Quanto às causas propriamente ditas, elas são múltiplas e podem variar bastante. Confira abaixo as principais:

  • Hemofilia ou outros defeitos de coagulação do sangue;
  • Ferimentos na cabeça 
  • Arritmias cardíacas;
  • Doenças das válvulas cardíacas;
  • Vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos);
  • Hipertensão descontrolada ou crônico;
  • Aneurisma;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Infarto agudo do miocárdio;
  • Uso de anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários.

Qual a diferença entre AVC hemorrágico e AVC isquêmico?

No começo do texto vimos que os derrames podem ser de dois tipos, hemorrágico e isquêmico. Mas qual a diferença entre eles? 

Enquanto, como já foi dito, o AVC hemorrágico consiste quando há o rompimento de um vaso sanguíneo, que provoca hemorragia, o AVC isquêmico ocorre quando há uma trombose ou êmbolo que obstruem a artéria e impedem a passagem de oxigênio para as células do cérebro. 

O primeiro é menos comum, representando apenas de 15 a 20% dos casos. 

Em termos mais técnicos, também é possível diferenciar os dois tipos pela tomografia: os pontos escuros na imagem sinalizam falta de irrigação sanguínea; portanto, AVC isquêmico. Já no caso do AVC hemorrágico, os pontos brancos indicam o local de sangramento. 

Quais os sintomas de AVC hemorrágico?

Os sintomas do AVC hemorrágico, assim como as causas, podem variar bastante, manifestar-se em conjunto e até mesmo se confundir com outras doenças que também causam sangramento dentro do crânio, como hematomas epidurais e subdurais. 

Dentre os principais sintomas de AVC hemorrágico, destacam-se:

  • Dores de cabeça intensas e repentinas;
  • Dificuldade na fala e incompreensão;
  • Sonolência;
  • Fraqueza e formigamento em um dos lados do corpo;
  • Falta de coordenação motora;
  • Cegueira súbita;
  • Convulsão;
  • Dormência no rosto, mãos e pernas.

O que fazer em caso de suspeita?

Num primeiro momento, é importante que se identifique, de forma rápida, os verdadeiros sintomas do paciente em questão, para a confirmação de que se trata de um AVC. 

Para isso, é preciso fazer alguns testes rápidos com a pessoa, como pedir-lhe para sorrir, solicitar que levante ambos os braços, e perguntar informações básicas como nome e idade. 

Caso um lado do corpo apresentar descoordenação ou disfunção em relação ao outro e as perguntas simples não sejam respondidas corretamente, é provável que seja um AVC.

Nesse caso, chame o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou leve a pessoa para a emergência; ela deve ser encaminhada a um hospital imediatamente, já que, quanto mais rápido for o atendimento, maiores serão as chances de sobrevivência e recuperação. 

De forma emergencial, o tratamento terá como objetivo estabilizar o estado do paciente, e posteriormente o foco será evitar a repetição de derrames e detectar possíveis sequelas. 

Como o AVC hemorrágico é diagnosticado?

Aqui os exames de imagem são os principais aliados no diagnóstico, por proporcionarem as imagens necessárias do cérebro e os locais onde uma artéria possa ter sido rompida. 

Principalmente a ressonância magnética, a angiografia e a tomografia do cérebro podem ajudar nesse processo.

No entanto, também podem ser solicitados exames para verificar o nível de açúcar no sangue e detectar se o processo de coagulação está ocorrendo normalmente. 

Onde realizar exames de imagem em Teresina?

A Clínica Lucídio Portella é o melhor lugar para fazer os seus exames de imagem! Lá você conta com uma equipe médica experiente e equipamentos de última tecnologia para oferecer sempre os melhores atendimentos

Você também dispõe de médicos em diversas especialidades e exames laboratoriais para cuidar da sua saúde, tudo em um só lugar.

Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062.



(86) 3221-3062

Rua São Pedro, 2133 – Centro Teresina – PI | CEP 64001-260

Segunda a sexta: 7:00h às 19:00h
Sábado: 7:00h às 12:00h


Clínica Lucídio Portella
Registro: 0000116-PI
Diretor Técnico-Médico: Dr. Lucídio Portella Nunes Filho
Médico – CRM-PI: 1690
Radiologia e Diagnóstico por Imagem – RQE-PI: 547

Siga-nos nas redes


As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.



©2023 Clínica Lucídio Portella | Todos os Direitos reservados | Política de privacidade | Desenvolvido pela Agência