Blog

Biópsia Estereotáxica de Mama: o que é, para que serve e como é feita

20/03/2023 Dr. Gerson Luis Medina Prado
Biópsia Estereotáxica de Mama: o que é, para que serve e como é feita

Seja porque você passou no ginecologista ou mastologista e algo foi comentado a respeito da biópsia estereotáxica de mama, ou simplesmente porque é do seu interesse se manter informada sobre prevenção de doenças nas mamas: você chegou ao conteúdo certo.

Durante este texto você vai conferir o que é biópsia estereotáxica de mama e todas as demais informações importantes a respeito do exame. Boa leitura!

O que é biópsia estereotáxica de mama?

O exame consiste num tipo de biópsia guiada pela mamografia de modo a identificar alterações mamárias que são de difícil percepção no exame de toque. 

A estereotaxia (aparelho especial com agulhas, utilizado nas biópsias de pequenas lesões), nesse caso é utilizada para retirar o fragmento de tecido em que há alguma alteração, que terá sido detectada pela mamografia

Os principais benefícios deste procedimento se resumem ao fato de que ele permite identificar o local exato para a perfuração, e, por conta da precisão e qualidade da estereotaxia, uma quantidade mais significativa de tecido pode ser coletada. 

Isso se explica porque com o equipamento é possível retirar múltiplos fragmentos de uma só vez. 

Para que serve a biópsia de mama?

Como já foi mencionado, o exame é feito para que o médico possa detectar de forma mais acurada uma possível alteração na mama, sendo as microcalcificações uma das mais comuns. 

Elas são depósitos de cálcio formados no interior da mama e em geral são relacionadas a lesões benignas, embora também possam, mais raramente, apontar lesões pré-malignas.

Pequenos nódulos, cistos e assimetrias focais são algumas outras possíveis alterações. 

A biópsia estereotáxica também é um dos principais exames realizados para o diagnóstico precoce do câncer de mama, geralmente quando este ainda se encontra num estágio inicial. 

Como é feita a biópsia estereotáxica de mama?

Com o auxílio das imagens obtidas com o mamógrafo, o médico localiza o local exato da alteração que precisa ser analisada e, com a paciente deitada e imóvel, faz a assepsia do local, aplica a anestesia e retira o fragmento selecionado com o auxílio da estereotaxia. 

Após esse procedimento, pode ser solicitado que a paciente fique em observação por um curto período de tempo, e é aplicado um curativo no local para evitar a formação de hematomas, que deve ser retirado em aproximadamente 24 horas. 

Além disso, o repouso de alguns dias é fundamental antes de retornar às atividades do cotidiano, sendo o ideal evitar ao máximo fazer esforços e pegar peso durante esse período. 

Como se preparar para a biópsia de mama?

Não há sugestões muito específicas de preparação para este exame, embora seja melhor evitar fazê-lo no período pré-menstrual para que não haja grande incômodo nas mamas. 

Também procure não usar desodorante, talco ou perfume no dia, para que não haja o risco de que possíveis resíduos interfiram no resultado.

Por último, é sempre importante informar o médico de todos os remédios que você esteja tomando no presente momento, pois talvez alguns deles tenham que ser suspensos alguns dias antes ou depois. 

O exame dói? O procedimento é arriscado?

Em geral, não há reclamações das pacientes a respeito da biópsia de mama, uma vez que é realizada com anestesia local e o máximo que pode ocorrer são pequenos sangramentos.

Pode haver algum incômodo a estrita orientação de permanecer totalmente imóvel enquanto o médico realiza o trabalho, mas fora isso não há problemas. 

O exame é considerado sem riscos, e isso também vale para outros tipos de biópsia da mama.

Onde fazer biópsia estereotáxica da mama em Teresina?

A Clínica Lucídio Portella é o melhor lugar para fazer a sua biópsia de mama! Lá você conta com uma equipe médica experiente e equipamentos de última tecnologia para oferecer o atendimento mais humanizado e eficiente possível!

Você também dispõe de médicos em diversas especialidades e exames laboratoriais para cuidar da sua saúde, tudo em um só lugar.

Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062.

 



(86) 3221-3062

Rua São Pedro, 2133 – Centro Teresina – PI | CEP 64001-260

Segunda a sexta: 7:00h às 19:00h
Sábado: 7:00h às 12:00h


Clínica Lucídio Portella
Registro: 0000116-PI
Diretor Técnico-Médico: Dr. Lucídio Portella Nunes Filho
Médico – CRM-PI: 1690
Radiologia e Diagnóstico por Imagem – RQE-PI: 547

Siga-nos nas redes


As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.



©2023 Clínica Lucídio Portella | Todos os Direitos reservados | Política de privacidade | Desenvolvido pela Agência