Blog

Cirrose: sintomas, causas e como diagnosticar

13/04/2023 Dr. Gerson Luis Medina Prado
Cirrose: sintomas, causas e como diagnosticar

A conhecida cirrose, também chamada de cirrose hepática, é uma causa razoavelmente comum de morte, e acomete principalmente homens acima de 45 anos. 

Durante muito tempo foi associada exclusivamente ao consumo excessivo de álcool. No entanto, hoje se sabe que ela pode estar relacionada a outras doenças, como as hepatites B e C.

Quer saber mais sobre essa condição do fígado, suas principais causas, sintomas e como é feito o diagnóstico? Continue lendo!

O que é cirrose?

Primeiro, vamos relembrar algumas das principais funções do 2º maior órgão do nosso corpo: o fígado. Um de seus principais objetivos é processar e decompor determinadas substâncias/medicamentos para que o nosso organismo possa absorvê-los mais facilmente. 

Além disso, ele produz a bile (líquido que auxilia na digestão e emulsificação de gorduras), regula o nível de açúcar no sangue, produz proteínas e albuminas, e metaboliza o colesterol.

Pois bem, na cirrose é justamente esse funcionamento normal do fígado que é severamente comprometido, podendo causar diversas complicações e até a morte. 

Ela acontece quando o fígado é repetidamente lesionado – seja por causa de toxinas ou algum distúrbio – e substitui suas células normais e saudáveis por células de cicatrização (fibrose), que não desempenham função alguma. 

Vejamos agora algumas de suas principais causas:

Quais são as causas da cirrose?

  • Fígado gorduroso devido ao consumo excessivo de álcool;
  • Fígado gorduroso não alcoólico (em casos de sobrepeso, diabetes ou colesterol alto);
  • Hepatite auto imune hepatite B e C crônicas;
  • Doença de Wilson (sobrecarga de cobre);
  • Hemocromatose (sobrecarga de ferro);
  • Colestase crônica;
  • Colangite esclerosante primária;
  • Tumores nas vias biliares;

Quais são os sintomas da cirrose?

Dentre as patologias recentemente tratadas aqui no blog, a cirrose talvez seja aquela com maior variedade de sintomas.

No entanto, por incrível que pareça, a doença pode evoluir durante um longo período sem apresentar sintomas, e um terço dos portadores acaba por não desenvolver nenhum.

Quando surgem, eles são principalmente decorrentes da absorção deficiente de gorduras e vitaminas, que resulta em desnutrição, fezes esbranquiçadas e com odor anormal, vômitos, náuseas e perda de peso abrupto. 

Quando a função do fígado fica comprometida por um longo período, a pessoa pode sofrer de coceiras generalizadas e, nos casos mais avançados da doença, pode haver encefalopatia hepática (deterioração das funções do cérebro em decorrência do mau funcionamento do fígado).

Como já foi dito, os sintomas são diversos, e alguns outros principais são:

  • Atrofia muscular
  • Ascite (presença de água no abdome)
  • Fadiga
  • Pele e olhos amarelados (icterícia)
  • Inchaço nas pernas e abdome
  • Constipação
  • Eritema palmar (manchas vermelhas anormais nas mãos)
  • Aumento das glândulas salivares
  • Ginecomastia (aumento das mamas nos homens)

Qual o primeiro sinal de cirrose?

É importante dizer que a cirrose hepática é considerada uma doença silenciosa, e muitas vezes os primeiros sinais podem aparecer quando ela já está bem avançada. 

Dessa forma, deve-se estar sempre atento às suas causas e fatores de risco, além de fazer exames de rotina regularmente. 

É comum que os primeiros sintomas que surgem como alerta ao portador sejam: fadiga, perda de apetite, queda de cabelo,  náuseas, vômitos e dores abdominais

Quanto tempo uma pessoa pode viver com cirrose?

Atualmente, a cirrose é considerada uma doença irreversível, e a única possibilidade de cura completa é através do transplante de fígado em casos mais graves. 

Porém, nos quadros mais estáveis do fígado são combinadas algumas opções de tratamento, como dietas mais saudáveis e medicamentos betabloqueadores (que controlam a progressão da fibrose hepática) 

Quanto ao tempo de sobrevida da doença, é necessário frisar que a cirrose não significa uma sentença de morte. 

Um artigo da agência de notícias da hepatite mostra que, em casos menos graves, a expectativa de vida pode ser em média 12 anos. Já quando ocorrem 

complicações maiores, essa expectativa pode se reduzir a entre 2 e 4 anos

Quem bebe muita cerveja pode ter cirrose?

Durante o texto vimos que o acúmulo de gordura e o prejuízo às funções do fígado podem ocorrer basicamente de 2 modos: da forma alcoólica, isto é, engatilhado pelo consumo excessivo de álcool, ou da forma não alcoólica, em decorrência de hepatite ou outras doenças. 

Portanto, a resposta é sim: o consumo constante e sem moderação de cerveja (se alcoólica) pode, ao longo prazo, levar ao desenvolvimento de um quadro de fibrose hepática. O mesmo vale para o consumo sem moderação de outras bebidas alcoólicas.

Qual exame detecta cirrose?

Quanto ao diagnóstico da cirrose, os médicos podem se valer de algumas opções diferentes. Além da biópsia do fígado e dos exames de sangue, que podem detectar anemia, baixo nível de leucócitos e plaquetas e outras anormalidades, fortes aliados são os exames de imagem.

A ultrassonografia abdominal, tomografia, ressonância magnética e elastografia podem mostrar sinais fisiológicos visíveis como redução do tamanho do fígado, aumento do baço ou secreções dentro do abdome. 

Onde fazer exames de imagem em Teresina?

Na Clínica Lucídio Portella você conta com uma equipe médica experiente e equipamentos de última geração para realizar seus exames de imagem.

Você também dispõe de médicos em diversas especialidades e exames laboratoriais para cuidar da sua saúde, tudo em um só lugar.

Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062.



(86) 3221-3062

Rua São Pedro, 2133 – Centro Teresina – PI | CEP 64001-260

Segunda a sexta: 7:00h às 19:00h
Sábado: 7:00h às 12:00h


Clínica Lucídio Portella
Registro: 0000116-PI
Diretor Técnico-Médico: Dr. Lucídio Portella Nunes Filho
Médico – CRM-PI: 1690
Radiologia e Diagnóstico por Imagem – RQE-PI: 547

Siga-nos nas redes


As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.



©2023 Clínica Lucídio Portella | Todos os Direitos reservados | Política de privacidade | Desenvolvido pela Agência