Cisto no ovário é perigoso? Conheça os sintomas!
Cisto no ovário, já ouviu falar? São uma espécie de bolsa cheia de líquido que se desenvolve no ovário. Grande parte é benigna, ou seja, não se desenvolvem para um câncer.
No entanto, quando um cisto aumenta de volume, pode causar desconforto, dor e complicações como o rompimento de um vaso sanguíneo.
Nestes casos, o cisto no ovário necessita de diagnóstico e tratamento adequado. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!
O que é cisto no ovário?
No período que antecede a ovulação, os ovários trabalham constantemente para produzirem os óvulos, que são transportados pelas trompas de Falópio até o útero, onde são fertilizados, dando início à gestação.
Todo mês a mulher produz o cisto folicular, composto pelos óvulos em desenvolvimento, que concentram uma quantidade de líquidos para ficarem maiores durante a ovulação.
Quando não há fecundação, este cisto se desintegra do ovário em aproximadamente duas semanas após a ovulação e em seguida, ocorre a menstruação.
Às vezes, pode ocorrer deste cisto virar uma bolsa cheia de líquido dentro do ovário. Isso pode causar desconforto, especialmente se o cisto for volumoso ou se estiver relacionado com sangramentos ou torção do ovário.
Grande parte dos cistos está relacionada com as alterações hormonais menstruais e se resolvem por conta própria dentro de algumas semanas, sem qualquer tratamento.
Porém, alguns cistos podem não ter relação com a ovulação, se desenvolvendo e crescendo com o passar do tempo, sem regredir, necessitando de tratamento.
Cisto no ovário é perigoso?
Os cistos nos ovários são lesões benignas bastante comuns durante o ciclo menstrual. É normal que eles desapareçam em poucos dias após sua formação, sem causar nenhum desconforto.
No entanto, alguns cistos podem ser mais duradouros, quando não estão relacionados ao ciclo menstrual. Neste caso, a mulher pode sentir dor e precisar de tratamento.
Cistos benignos não são lesões pré-cancerígenas e a sua remoção é indicada apenas se causarem sintomas que prejudicam o bem-estar da paciente.
O cisto no ovário pode virar câncer?
Os cistos nos ovários não são sinônimos de câncer. Porém, apesar de ser bastante raro, o cisto de ovário pode representar um tumor maligno. Em idade fértil, acontece em menos de 1% dos casos.
Após a menopausa, os cistos também podem ser benignos, porém, a ocorrência de tumores císticos é maior.
Quais são os sintomas de cisto de ovário?
Geralmente, os cistos nos ovários são bem pequenos e indolores, e acabam desaparecendo sem causar nenhum sintoma.
Eventualmente, os cistos nos ovários causam problemas. Neste caso, eles podem crescer e causar desconforto. O principal sintoma é a dor na pelve, geralmente de um lado só.
Mas a mulher também pode sentir desconforto abdominal, inchaço, vontade de urinar frequentemente e dor durante a relação sexual. O cisto também pode romper um vaso sanguíneo e causar sangramento acompanhado de dor.
Como os sintomas podem ser similares a outros quadros que também causam dor pélvica, é necessário uma avaliação minuciosa do caso para diagnosticar e tratar adequadamente.
Cisto no ovário causa infertilidade?
Os cistos nos ovários não causam infertilidade. Mas, em alguns casos, a mulher pode ter dificuldade de engravidar em função das alterações hormonais que levaram ao desenvolvimento do cisto.
O ideal é realizar um acompanhamento ginecológico para receber orientação médica de como proceder sobre o tratamento do cisto caso deseje engravidar.
Como os cistos ovarianos são diagnosticados?
Os cistos no ovário que não causam sintomas podem ser descobertos através de exames de rotina como o ultrassom.
O ultrassom também é usado nos casos em que há suspeita de cistos, com base na avaliação clínica e relato dos sintomas feitos pela paciente.
O exame permite que o médico faça o diagnóstico e avalie informações como tamanho, conteúdo e localização do cisto.
Em alguns casos, o médico pode solicitar exames complementares ou uma biópsia para determinar se o cisto é benigno ou não.
Onde fazer exames de imagem em Teresina?
Na Clínica Lucídio Portella você conta com uma equipe médica experiente e equipamentos de última geração para realizar seus exames de imagem.
Você também dispõe de médicos ginecologistas e exames laboratoriais para cuidar da sua saúde, tudo em um só lugar.
Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062.