Blog

Doença de Crohn: principais sintomas e como diagnosticar

13/04/2023 Dr. Gerson Luis Medina Prado
Doença de Crohn: principais sintomas e como diagnosticar

Você já ouviu falar na doença de Crohn? O nome provém do médico que a descobriu, Burril B. Crohn, em 1932. Trata-se de uma inflamação crônica no trato gastrointestinal que, além de provocar fortes dores abdominais e diarreias, pode também acometer outros órgãos do corpo. 

Se você quiser saber mais sobre essa patologia, os seus principais sintomas, riscos e maneiras de diagnosticar, continue lendo!

O que é a Doença de Crohn?

Como já foi dito, a Doença de Crohn é uma doença do sistema digestivo que pode afetar basicamente qualquer parte do trato gastrointestinal, embora acometa com mais frequência principalmente o íleo (parte inferior do intestino delgado) e o cólon (parte central do intestino grosso).

A síndrome faz parte do grupo das doenças inflamatórias intestinais (DII), ao lado da retocolite ulcerativa e de colites indeterminadas. A inflamação proveniente da doença nos órgãos digestivos é muito invasiva, compromete todas as camadas da parede intestinal, e, ainda, pode figurar como fator de risco para o câncer de intestino

A incidência da doença de Crohn é igual em homens e mulheres, é mais comum na faixa etária de 20 a 40 anos e entre fumantes. 

Quais são os sintomas da Doença de Crohn?

A doença se manifesta através de vários sintomas diferentes, que também são encontrados em outras patologias e podem ou não estar relacionados ao sistema digestivo. Confira os principais sintomas e complicações: 

  • Dores abdominais e cólicas, sobretudo após as refeições;
  • Febre;
  • Perda de apetite, perda de peso e enfraquecimento pela não absorção de nutrientes;
  • Sangramento retal.

 Qual é o risco da Doença de Crohn?

A patologia pode, também, causar complicações em outras partes do corpo, como aftas, artrites, lesões e nódulos na pele, inflamação e sensibilidade nos olhos, e pedras no rim.

Nos casos mais graves, porém, algumas das complicações podem ser obstrução intestinal, fissuras anais ou fístulas, abcessos e até mesmo câncer do cólon. 

Apesar de ser uma doença crônica, não é considerada fatal, podendo o paciente usufruir de uma vida razoavelmente normal após o diagnóstico, às vezes com períodos longos de internação.

O que causa a doença de Crohn?

Ainda não há consenso científico sobre as reais e definitivas causas da doença de Crohn. 

No entanto, acredita-se que ela está relacionada a anormalidades no sistema imunológico, e com base nos casos se observou que alguns fatores podem aumentar a probabilidade de incidência, como a hereditariedade, o tabagismo e métodos contraceptivos. 

Doença de Crohn tem cura?

Infelizmente, a doença de Crohn é uma enfermidade para a qual ainda não existe cura permanente. 

Porém, como já foi mencionado, o portador da doença pode levar uma vida normal, desde que lhe sejam recomendados os medicamentos mais efetivos para retardar a progressão, como esteróides e imunossupressores, e pode ser necessária uma cirurgia. 

Além disso, assim como em muitas outras patologias que atingem o nosso organismo, hábitos saudáveis ajudam a mantê-la sob controle: alimentação equilibrada (sem comidas gordurosas, leite e glúten), exercícios físicos, boa qualidade de sono, não ingestão de álcool e cigarro, etc. 

Como a doença de Crohn é diagnosticada?

Não há um exame específico que detecta diretamente a doença de Crohn, mas o diagnóstico pode ser feito de múltiplas maneiras: exames de sangue para identificar possíveis anemias, exame de fezes, colonoscopia (análise do intestino grosso a partir de um tubo conectado ao ânus), e diversos exames de imagem. 

Os exames de imagem mais utilizados neste caso são a tomografia computadorizada do abdômen e a ressonância magnética do abdômen, ambas com protocolo específico para doenças inflamatórias intestinais, além de raio-X, endoscopia e outros exames radiográficos.

Onde realizar exames de imagem em Teresina?

A Clínica Lucídio Portella é o melhor lugar para fazer os seus exames de imagem! Lá você conta com uma equipe médica experiente e equipamentos de última tecnologia para oferecer sempre os melhores atendimentos. 

A clínica conta com uma longa lista de exames de imagem para sempre te atender quando for preciso. 

Você também dispõe de médicos em diversas especialidades e exames laboratoriais para cuidar da sua saúde, tudo em um só lugar.

Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062



(86) 3221-3062

Rua São Pedro, 2133 – Centro Teresina – PI | CEP 64001-260

Segunda a sexta: 7:00h às 19:00h
Sábado: 7:00h às 12:00h


Clínica Lucídio Portella
Registro: 0000116-PI
Diretor Técnico-Médico: Dr. Lucídio Portella Nunes Filho
Médico – CRM-PI: 1690
Radiologia e Diagnóstico por Imagem – RQE-PI: 547

Siga-nos nas redes


As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.



©2023 Clínica Lucídio Portella | Todos os Direitos reservados | Política de privacidade | Desenvolvido pela Agência