Dor aguda no peito: o que pode ser?

14/09/2021 Dr. Gerson Luis Medina Prado
Dor aguda no peito: o que pode ser?

A dor aguda no peito é um sinal de alerta que sempre é sinônimo de preocupação.

No entanto, antes de imaginar um problema cardíaco, é preciso entender que esse sintoma nem sempre está relacionado ao coração.

Quer entender melhor? Acompanhe a leitura e descubra algumas condições que podem estar causando a dor aguda no peito.

O que pode causar dor aguda no peito?

Embolia Pulmonar

Existem complicações que acometem os pulmões e manifestam sintomas de dor aguda no peito, especialmente ao inspirar profundamente

É o caso da embolia pulmonar, uma condição séria de saúde causada pela obstrução de uma ou mais artérias pulmonares.

Em alguns casos, a embolia pulmonar é assintomática. Quando há presença de sintomas, a pessoa também pode sentir:

• Falta de ar;
  • Dor no peito ao tossir ou se inclinar;
  • Tosse seca;
  • Inchaço nas pernas;
  • Expectoração;
  • Febre baixa;
  • Palpitação.

A embolia pulmonar é diagnosticada com base na avaliação clínica, marcadores laboratoriais (como D-dímero) e exames de imagem.

Os exames de diagnóstico por imagem são:

• Tomografia computadorizada de tórax;
  • Angiotomografia de artérias pulmonares;
  • Ecocardiograma;
  • Eletrocardiograma;
  • Ultrassom com Doppler dos membros inferiores (das pernas);
  • Radiografia de tórax;
  • Angioressonância magnética arterial pulmonar.

Ansiedade pode causar dor aguda no peito

É um problema muito comum que está presente no dia a dia de milhares de brasileiros. Existem dois tipos de ansiedade: a normal e a patológica.

A ansiedade normal é aquela sensação comum que se manifesta em diversos momentos do cotidiano, como às vésperas de uma reunião importante, por exemplo.

No caso da ansiedade patológica, é uma condição tratada como um transtorno, que pode ser altamente prejudicial à saúde do paciente.

A preocupação em altos níveis causada pela ansiedade patológica pode manifestar sintomas físicos:

• Falta de ar;
  • Respiração ofegante;
  • Dor aguda no peito;
  • Boca seca, mãos e pés frios;
  • Suor excesso;
  • Náusea;
  • Tremores.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com maior taxa de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno.

Se você sentir uma crise de ansiedade que dura mais de 10 minutos, sensação de queimação no peito que irradia para o braço esquerdo, dorso e face, mal-estar e náusea, busque ajuda médica imediatamente.

Infarto

Sentir dor aguda no peito não significa estar infartando, no entanto, esse é o principal sintoma do problema.

O infarto ocorre em decorrência de um bloqueio súbito do fluxo sanguíneo para as artérias que nutrem o músculo cardíaco, causando falência da função do coração.

Além da dor aguda no peito, o infarto pode manifestar sintomas como:

• Falta de ar intensa;
  • Tontura e suor frio;
  • Dor que irradia para os ombros, costas e braço esquerdo;
  • Sensação de desmaio e palidez.

Em casos de suspeita de infarto, o médico pode solicitar:

• Eletrocardiograma;
  • Exames laboratoriais gerais;
  • Dosagem de enzimas cardíacas;
  • Radiografia de tórax;
  • Ecocardiograma;
  • Angiotomografia das coronárias;
  • Cintilografia do miocárdio;
  • Cateterismo;
  • Ressonância magnética cardíaca.

Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é uma condição extremamente desconfortável na qual acontece o retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago.

Os principais sintomas da condição são:

• Queimação ou azia que começa na “boca do estômago” e pode atingir a garganta;
  • Dor aguda no peito não cardíaca, que pode ser confundida com angina ou infarto.

O paciente com refluxo gastroesofágico também pode sentir sintomas como: tosse crônica, dor de garganta, rouquidão, alterações dentárias, entre outros.

O diagnóstico do refluxo gastroesofágico é feito com base na avaliação clínica, nos sintomas relatados pelo paciente e no exame físico.

A endoscopia digestiva alta e a pHmetria são exames bastante indicados para estabelecer o diagnóstico definitivo.

Angina

Angina é o termo usado para descrever a dor torácica que ocorre em consequência da redução do fluxo sanguíneo (isquemia) que acomete o miocárdio (músculo cardíaco).

O principal sintoma é a dor aguda no peito, descrita por muitos pacientes como a sensação de um aperto ou queimação, podendo ser acompanhada de falta de ar.

Outros sintomas da angina incluem: indigestão; suor frio; palidez.

Os exames de imagem indicados para a investigação da causas da angina são:

• Tomografia computadorizada de escore de cálcio;
  • Angiotomografia das coronárias;
  • Ressonância magnética cardíaca.

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre as possíveis causas da dor aguda no peito.

Nós, da Clínica Lucídio Portella, temos como missão oferecer um serviço de qualidade, humanizado e acolhedor em todas as etapas do atendimento.

Aqui você encontra exames de imagem, atendimento médico em diversas especialidades e exames laboratoriais.