Dor de Cabeça Súbita: o que pode ser?
Você está sentindo uma dor de cabeça súbita que começou repentinamente e atingiu seu ápice de intensidade em poucos minutos? Cuidado! É preciso procurar ajuda médica imediatamente.
As dores de cabeça mais comuns geralmente começam leves e a intensidade aumenta progressivamente. Comumente são tratadas com analgésicos de venda livre.
No entanto, a dor de cabeça súbita, que surge de forma “explosiva”, pode ser um dos primeiros sinais de um quadro de saúde grave, como o rompimento de um aneurisma.
Saiba mais a seguir!
O que pode causar a dor de cabeça súbita?
A dor de cabeça é um sintoma bastante comum que na maioria dos casos não indica um problema sério.
No entanto, a chegada repentina e intensa da dor de cabeça pode surgir como um sinal de alerta de outras condições mais graves, como a ruptura de um aneurisma, um quadro com risco de vida.
Também conhecida como cefaleia de início súbito, ou “thunderclap headaches” (dor de cabeça em trovoadas), é um tipo de cefaleia que atinge o pico de dor em aproximadamente 1 minuto após seu início.
Saiba mais sobre suas possíveis causas!
Aneurisma cerebral
Um aneurisma cerebral é uma patologia arterial, parecido com uma pequena bolha que se forma na parede de uma artéria do cérebro.
À medida que essa “bolha” cresce, pode comprimir um nervo e manifestar sintomas de alerta. Em alguns casos, um aneurisma cerebral pode se romper causando sangramento na região entre o cérebro e o crânio (acidente vascular cerebral hemorrágico).
A dor de cabeça súbita é um dos principais sinais de aneurisma cerebral. Além disso, o paciente pode apresentar:
- Sensibilidade à luz (fotofobia);
- Súbita perda de visão;
- Súbita dor no pescoço;
- Desorientação
- Dificuldade em falar;
- Fraqueza ou dormência em um dos lados da face, entre outros.
Exames de imagem como a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) podem ser usados para confirmar a presença de um aneurisma.
Na investigação, destacam-se a angiotomografia (ANGIO TC) do crânio e angioressonância (ANGIO RM) do crânio.
Esses exames são extremamente úteis para avaliar detalhes do aneurisma cerebral, como seu tamanho e localização, auxiliando no direcionamento do tratamento ideal.
Além disso, são usados como exames subsequentes de acompanhamento da evolução de aneurismas de forma segura e não invasiva.
Outras causas de dor de cabeça súbita
- Coágulo sanguíneo no cérebro;
- Infecções, como meningite e encefalite;
- Sangramento na glândula pituitária;
- Vazamento de líquido cefalorraquidiano;
- Acidente vascular cerebral isquêmico (AVC isquêmico).
O que fazer em caso de dor de cabeça súbita?
A dor de cabeça súbita, que progride para uma dor de cabeça muito intensa em poucos segundos, pode ser o primeiro sinal de aneurisma.
O sintoma de dor de cabeça que surge de forma explosiva, em trovoada, é mais associado ao aneurisma após os 50 anos de idade, mas pode ocorrer em pessoas mais jovens.
Se você está sentindo essa dor de cabeça forte e repentina, como uma verdadeira “explosão” que piorou em poucos segundos, procure atendimento médico imediatamente.
Se o médico suspeitar de aneurisma ou de acidente vascular cerebral isquêmico, poderá solicitar exames de imagem para auxiliar no diagnóstico, como tomografia computadorizada do crânio, ressonância magnética do crânio, angiotomografia (ANGIO TC) do crânio e angioressonância (ANGIO RM) do crânio.
Tomografia computadorizada do crânio
A tomografia computadorizada do crânio é bastante útil na investigação de dores de cabeças inexplicáveis, como a dor de cabeça súbita.
O exame altamente tecnológico cria imagens tridimensionais do crânio, fornecendo detalhes das estruturas da cabeça e cérebro.
Angiotomografia (ANGIO TC)
A angiotomografia é uma modalidade de exame de tomografia computadorizada usada para avaliação de artérias e veias.
Através do exame é possível identificar um aneurisma cerebral e outras diversas possíveis alterações dos vasos sanguíneos, que podem levar a quadros com risco de vida.
Ressonância magnética do crânio
A ressonância magnética do crânio (RM) é um exame de diagnóstico por imagem não invasivo, seguro e indolor que não usa radiação ionizante.
Também chamado de ressonância magnética da cabeça, o exame fornece imagens tridimensionais e altamente detalhadas das estruturas internas do crânio, especialmente o cérebro.
A ressonância magnética do crânio é realizada para investigar diversos sintomas de início abrupto ou persistentes, como a dor de cabeça súbita e intensa.
Angioressonância (ANGIO RM)
O exame de angioressonância permite a avaliação dos vasos sanguíneos do cérebro, fornecendo imagens internas das veias e artérias.
Onde fazer exames de imagem em Teresina?
Na Clínica Lucídio Portella você conta com uma equipe médica experiente e equipamentos de última geração para realizar seus exames de imagem.
Você também dispõe de médicos em diversas especialidades e exames laboratoriais para cuidar da sua saúde, tudo em um só lugar.
Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062.