Dor no Ombro: 7 causas e o que fazer

13/12/2022 Dr. Gerson Luis Medina Prado
Dor no Ombro: 7 causas e o que fazer

Uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos é a dor no ombro. O ombro é uma articulação composta de várias estruturas como tendões e músculos que permitem uma grande amplitude de movimentos.

Como muitas estruturas diferentes compõem o ombro, essa articulação é vulnerável a muitos problemas diferentes, que podem causar dor.

Conheça as principais causas de dor no ombro a seguir!

O que pode causar dor no ombro?

1. Tendinopatia do bíceps

Um dos problemas mais comuns que atingem a articulação do ombro e que causa uma dor bastante intensa é a tendinite bicipital.

A condição pode ocorrer em função da degeneração natural por envelhecimento ou após uma ruptura repentina do tendão supra-espinhal.

O paciente com tendinopatia do bíceps pode sentir dor no ombro, hipersensibilidade na região, inchaço e vermelhidão, além de dificuldade para movimentar a articulação.

Se o seu médico suspeitar de tendinite bicipital, os seguintes exames podem contribuir para o diagnóstico:

• Raio-X;
  • Ressonância Magnética (RM).

A radiografia pode ser usada para avaliar eventual artrose, já a RM do ombro permite que o médico avalie os tendões e bursas para detectar lesões na cartilagem articular.

2. Bursite no ombro

As bursas são pequenas estruturas localizadas em todo o corpo, incluindo ombro, cotovelo, quadril, joelho e calcanhar, por exemplo.

Elas ficam posicionadas entre os ossos e os tecidos moles atuando como “ almofadas” para ajudar a reduzir o atrito entre essas estruturas. Quando uma bursa inflama, chama-se bursite.

A bursite no ombro pode ocorrer devido a um trauma único ou por uso excessivo do membro superior.

Se o seu médico suspeitar de bursite no ombro, os seguintes exames podem contribuir para o diagnóstico:

• Ultrassonografia: é um exame complementar usado para auxiliar o médico a quantificar o grau da lesão.
  • Ressonância Magnética: é o exame com melhor acurácia e fornece a visualização da bursa inflamada.
  • Raio-X: auxilia a eliminar outras possíveis causas de dor no ombro, como fraturas.

3. Luxação e dor no ombro

A luxação no ombro é um problema que pode ocorrer devido a um trauma, especialmente esportivo, como uma pancada ou queda, por exemplo.

O paciente com luxação pode sentir o ombro fora da sua posição normal, dor no ombro intensa que irradia para os braços e pescoço, dormência e incapacidade de movimentar a região.

Seu médico pode solicitar um raio-X para descartar ou avaliar a presença de fraturas. Após o ombro ser recolocado no lugar, uma ressonância magnética do ombro pode ser usada para avaliar eventuais lesões associadas.

4. Artrose no ombro

A artrose é uma doença degenerativa causada pelo desgaste da cartilagem articular.

O paciente com artrose no ombro pode sentir uma dor que piora ao movimentar a articulação, estalidos ou crepitações e rigidez com dificuldade de movimento.

Seu médico pode solicitar exames de imagem para contribuir no diagnóstico da artrose no ombro, tais como:

• Ultrassonografia;
  • Tomografia computadorizada;
  • Ressonância magnética.

5. Artrite no ombro

A artrite no ombro se caracteriza por uma inflamação na articulação. O paciente sente uma dor no ombro bastante intensa, além de rigidez e dificuldade de movimentação.

Os exames de imagem que contribuem para o diagnóstico da condição são:

• Ultrassonografia;
  • Ressonância magnética.

6. Fraturas

Geralmente, as fraturas no ombro envolvem ossos como a clavícula, o úmero e a escápula e ocorre devido a quedas ou acidentes.

O paciente com fratura pode sentir:

• Dor no ombro intensa;
  • Apresentar inchaço e hematomas na pele.

Os exames de imagem que contribuem para o diagnóstico são:

• Ressonância Magnética.

7. Capsulite adesiva

A capsulite adesiva se caracteriza por uma inflamação crônica que dificulta a movimentação do ombro.

Também chamada de “ombro congelado”, o paciente pode sentir uma dor no ombro intensa e notar dificuldade para movimentar a articulação.

O exame mais usado para contribuir no diagnóstico é a ressonância magnética.

Quando procurar um médico para dor no ombro?

Se você está sentindo uma dor no ombro que persiste, mesmo fazendo o uso de medicamentos, consulte um médico para avaliar a causa do problema e tratá-lo corretamente.

Caso esteja sentindo dor no ombro após uma queda, batida ou acidente, não espere a situação se agravar e busque ajuda médica imediatamente.