Blog

Incontinência urinária: o que é, causas e como tratar

20/03/2023 Dr. Gerson Luis Medina Prado
Incontinência urinária: o que é, causas e como tratar

A incontinência urinária, seja ela masculina ou feminina, é um problema sério que afeta a vida social, o psicológico e até mesmo o trabalho dos pacientes. 

De acordo com o estudo Saúde Bem-estar Envelhecimento, divulgado pela Fiocruz, quase 40% das pessoas acima de 75 anos são acometidas pela doença, e por isso é tão importante compreender suas especificidades. 

É importante dizer que, embora seja mais comum entre as pessoas mais idosas, a incontinência urinária pode afetar qualquer faixa etária e tanto homens como mulheres. 

Então, se você quer saber o que é incontinência urinária, causas e tratamentos, continue conosco!

O que é incontinência urinária?

A incontinência urinária é um distúrbio bastante comum, que consiste na perda involuntária da urina pela uretra; ou seja, é quando não se consegue controlar a liberação da urina. 

Seja por vergonha, medo ou pela tendência de tratar o problema como natural, “resultado do envelhecimento”, não se dá real importância para a incontinência. 

No entanto, o paciente muitas vezes sofre de desconforto social e tem prejuízos na auto estima, devendo o problema ser adequadamente diagnosticado e tratado para melhora na qualidade de vida. 

Como já foi dito, o distúrbio pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade mas acaba tendo maior presença em idosos uma vez que se observa maior relaxamento dos músculos perineais conforme a idade avança. 

Também, as mulheres são mais suscetíveis à perda involuntária da urina por conta de duas falhas naturais no assoalho pélvico: o hiato vaginal e o hiato retal.

Quais são os tipos de incontinência urinária?

  • Incontinência urinária de esforço: ocorre quando o paciente perde urina ao realizar algum esforço com o abdômen (tosse, espirro, levantamento de peso, caminhada). Pode ser devido a deficiências nos músculos do assoalho pélvico ou falha no fechamento do esfíncter.

 

  • Incontinência urinária por urgência: neste caso, a pessoa tem um súbito e intenso desejo de urinar em qualquer parte do dia, sendo muitas vezes relacionado à Síndrome de Bexiga Hiperativa (SBH). É possível que a bexiga se torne hiperativa em decorrência de infecções ou por problemas neurológicos

 

  • Incontinência urinária mista: aqui temos simplesmente os casos em que há combinação dos dois tipos mencionados acima. 

 

  • Enurese noturna: quando há perda involuntária de urina durante o sono, sendo mais comum em crianças. 

 

  • Incontinência urinária paradoxal ou por transbordamento: em decorrência da incapacidade de esvaziar a bexiga, a urina acaba por transbordar sem o controle do paciente. Isso pode ser causado por um aumento excessivo da próstata que acaba obstruindo a uretra, no caso dos homens, ou por deficiências no músculo da bexiga e diminuição na sensibilidade.

Causas da incontinência urinária 

Embora o distúrbio não apresente causas tão definidas, temos alguns fatores de risco como o fator idade já mencionado, obesidade, tabagismo e histórico familiar, e as principais causas são:

  • infecção urinária ou vaginal;
  • gravidez e parto, a depender do tipo;
  • procedimentos cirúrgicos;
  • constipação intestinal;
  • aumento da próstata;
  • tumores;
  • tosse crônica em decorrência do tabagismo.

O que fazer em caso de incontinência urinária?

O primeiro e mais importante de tudo, como sempre, é procurar um médico especialista para que o diagnóstico seja feito corretamente. 

Só então você poderá saber se este é o seu real problema e o tratamento mais adequado dentre os diversos disponíveis hoje em dia. 

Exames de imagem podem auxiliar no diagnóstico de incontinência urinária?

O principal exame de imagem que pode ser utilizado para detectar o problema é a ultrassonografia vaginal ou pélvica. 

No entanto, os instrumentos de diagnóstico mais eficazes são os exames urodinâmicos, como a urofluxometria e a cistometria de enchimento e esvaziamento. 

Outros bastante comuns são a avaliação de urina residual, o diário miccional, o teste de pensos, a cistoscopia e a ecografia. 

Onde fazer exames de imagem em Teresina?

A Clínica Lucídio Portella é o melhor lugar para fazer os seus exames de imagem! Lá você conta com uma equipe médica experiente e equipamentos de última tecnologia para oferecer sempre os melhores atendimentos

Você também dispõe de médicos em diversas especialidades e exames laboratoriais para cuidar da sua saúde, tudo em um só lugar.

Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062.



(86) 3221-3062

Rua São Pedro, 2133 – Centro Teresina – PI | CEP 64001-260

Segunda a sexta: 7:00h às 19:00h
Sábado: 7:00h às 12:00h


Clínica Lucídio Portella
Registro: 0000116-PI
Diretor Técnico-Médico: Dr. Lucídio Portella Nunes Filho
Médico – CRM-PI: 1690
Radiologia e Diagnóstico por Imagem – RQE-PI: 547

Siga-nos nas redes


As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.



©2023 Clínica Lucídio Portella | Todos os Direitos reservados | Política de privacidade | Desenvolvido pela Agência