Mamografia: preparo e como é feita
O exame de mamografia é o método mais utilizado no rastreamento e diagnóstico do câncer de mama.
Neste artigo, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre ele: o que é, sua importância, com que idade fazer, como é feito e como se preparar para realizá-lo. Boa leitura!
Mamografia: entenda a importância
A mamografia é o principal exame para rastreamento do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres no Brasil.
As imagens da mama são obtidas por meio de radiografia. O exame é capaz também de detectar a presença de nódulos antes mesmo de serem palpáveis ou investigar alterações suspeitas nas mamas para diagnosticar precocemente a doença.
Ao avaliar o exame, o médico radiologista procura por microcalcificações, distorções da arquitetura mamária ou áreas densas assimétricas.
Com que idade devo fazer a mamografia?
A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é de que todas as mulheres façam o exame de mama anualmente a partir dos 40 anos de idade.
Caso a mulher tenha histórico familiar de câncer de mama, o médico pode solicitar o exame anualmente a partir dos 30 anos. Lembrando que 85% das pacientes com câncer de mama não possuem casos de parentes com histórico da doença.
Depois dos 70 anos de idade, a frequência pode mudar, e dependerá das orientações médicas.
O mais indicado é consultar o seu médico anualmente para exames clínicos, laboratoriais e de imagem conforme a orientação do especialista, com base na estratégia de rastreamento mais eficaz para o seu caso.
Como o exame de mamografia é feito?
Após colocar um avental na parte de cima do corpo, a mulher é direcionada para a frente do mamógrafo, aparelho onde as imagens são capturadas.
Com a mulher em pé, o mastologista posiciona o seio entre as duas placas do mamógrafo. É preciso ficar imóvel e segurar a respiração por alguns segundos para que a imagem fique nítida.
A mamografia pode provocar dor em algumas mulheres, dependendo da sensibilidade individual, um desconforto que é tolerável e dura pouco tempo.
Por isso, o ideal é se programar e agendar o seu exame fora do ciclo menstrual, quando as mamas não estão com a sensibilidade alta.
Em mulheres que possuem próteses de silicone, no momento do exame, é feita uma manobra específica para deixar o tecido mamário separado dos implantes na imagem.
Mamografia com tomossíntese e estereotaxia (Mamografia 3D)
O método mais moderno e assertivo na investigação do câncer de mama é o exame de mamografia com tomossíntese e estereotaxia, também conhecido como mamografia 3D.
Mais confortável, seguro e preciso, ele aumenta entre 20% e 65% a taxa de detecção, reduzindo em até 40% a necessidade de fazer uma imagem complementar posterior, quando comparado à mamografia convencional.
Neste exame, a compressão da mama é feita de maneira personalizada, respeitando as características individuais da mulher, minimizando sensações de desconforto.
Como se preparar para a mamografia?
Conheça as nossas instruções e orientações para realizar o exame de mamografia tranquilamente:
- Não é necessário fazer jejum;
- Entre o 5º e o 10º dia após a menstruação as mamas estão menos doloridas;
- Não use talco, creme ou desodorante nas mamas e axilas no dia do exame;
- Deixe acessórios como brincos, colares e anéis em casa;
- Use roupas de duas peças (ex: calça e blusa), pois você terá que colocar um avental na parte de cima.
Autoexame da mama: passo a passo
O autoexame da mama é fundamental para descobrir alterações precocemente e evitar que elas se desenvolvam.
O autoexame pode ser feito sete dias após o início da menstruação. Com ele, você consegue identificar nódulos e endurecimento, engrossamento ou úlceras na pele, secreção mamilar, e outras alterações que podem ser sinais do câncer de mama.
Veja o passo a passo do exame:
- No espelho
Observe os seios com os braços caídos. Após, coloque as mãos na cintura e faça força. Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo. Por último, pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.
- No banho
Levante o braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça. Examine a mama esquerda com a mão direita esticada, use a polpa dos dedos e não as pontas. Em seguida, faça movimentos circulares de cima para baixo. Observe a presença de nódulos ou endurecimento.
- Deitada
Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão. Apalpe a metade externa da mama e as axilas. Observe engrossamento ou feridas na pele e repita o procedimento na outra mama.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre o exame de mamografia. Continue acompanhando as novidades em nosso blog!
Mamografia 3D em Teresina
Nós, da Clínica Lucídio Portella, temos como missão oferecer um serviço de qualidade, humanizado e acolhedor, em todas as etapas do atendimento.
Aqui você encontra: ressonância magnética; tomografia computadorizada; ultrassonografia; mamografia, mamografia com tomossíntese e estereotaxia, densitometria óssea e raio-x, além de atendimento médico em diversas especialidades e exames laboratoriais.
Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062.