Mioma Uterino é grave? Veja os principais sintomas

14/09/2022 Dr. Gerson Luis Medina Prado
Mioma Uterino é grave? Veja os principais sintomas

O mioma uterino é um crescimento anormal que surge na parte externa e/ou interna do útero. Em alguns casos, os miomas causam sintomas como dor, inchaço do abdômen e menstruação irregular.

Você suspeita de mioma uterino? Tudo o que você precisa saber está nas próximas linhas do blog da Clínica Lucídio Portella!

Mioma uterino é grave?

Miomas uterinos são nódulos benignos (não cancerosos) que geralmente aparecem durante a idade fértil da mulher.

Os miomas são crescimentos compostos predominantemente por fibras musculares e podem variar de tamanho, aparecendo em qualquer região do útero.

Os tipos de miomas uterinos são:

• Miomas intramurais: se desenvolvem na região externa do útero.
  • Miomas subserosos: se desenvolvem na parede do útero.
  • Miomas submucosos: se desenvolvem na parte central do útero, próximo ao endométrio.

Os miomas uterinos não estão associados a um risco aumentado de câncer uterino e quase nunca evoluem para um tumor.

O que causa o mioma uterino?

Os miomas uterinos não surgem devido a uma única causa específica. Acredita-se que o aparecimento dos miomas está relacionado à exposição aos hormônios femininos, como a progesterona e o estrogênio.

O estrogênio e a progesterona são os hormônios produzidos pelos ovários . Eles fazem com que o revestimento uterino se regenere durante cada ciclo menstrual e podem estimular o crescimento dos miomas.

Além disso, o histórico familiar também aumenta o risco de desenvolvimento dos miomas. Se uma parente próxima como mãe ou irmã tem histórico da condição, é possível desenvolvê-la também.

A gravidez também é um período em que a produção de estrogênio e progesterona estão mais altos, podendo assim, ser um fator de risco para o desenvolvimento dos miomas uterinos.

Quais são os sintomas dos miomas?

Os sintomas do mioma uterino variam conforme o número de miomas, sua localização e tamanho. Por exemplo, os miomas próximos ao endométrio podem causar menstruações irregulares, fluxos intensos, dor pélvica e dificuldade para engravidar.

Miomas uterinos menores podem ser assintomáticos. Em geral, os sintomas dos miomas incluem:

• Menstruação irregular;
  • Menstruação prolongada;
  • Fluxo menstrual intenso;
  • Dor pélvica;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Cólicas intensas;
  • Inchaço ou aumento do volume abdominal;
  • Aumento da micção;
  • Prisão de ventre;
  • Dificuldade para engravidar.

Durante a gestação, os miomas também podem provocar complicações como aborto espontâneo, parto prematuro e até mesmo problemas durante o parto normal.

Quando é preciso tirar o mioma uterino?

Em alguns casos, conforme avaliação médica, é necessário realizar a retirada dos miomas através de cirurgia, especialmente se a paciente apresenta complicações decorrentes do problema, como dor ou ciclos menstruais irregulares.

No entanto, a cirurgia para remoção dos miomas pode causar complicações futuras caso a mulher deseje engravidar. Por isso, é muito importante discutir as opções de tratamento com seu médico.

Em outros casos o tratamento dos miomas pode ser feito apenas com acompanhamento clínico e medicamentos.

Como os miomas são diagnosticados?

O diagnóstico do mioma uterino é feito com base nos sintomas relatados pela paciente, no exame ginecológico e exames de imagem complementares de ultrassonografia ou ressonância magnética.

• Ultrassonografia transvaginal. O aparelho usa ondas sonoras de alta frequência para criar imagens de alta qualidade do útero em uma tela, em tempo real. Isso permite a análise das estruturas externas e internas do útero, facilitando a detecção dos miomas, seu tamanho e localização.
  • Ressonância Magnética. O exame produz imagens detalhadas do útero e é usado para complementar o diagnóstico da ultrassonografia, quando necessário.