Pancreatite é grave? Conheça os sintomas!

19/07/2022 Dr. Gerson Luis Medina Prado
Pancreatite é grave? Conheça os sintomas!

Você suspeita de pancreatite?  É uma doença que se caracteriza pela inflamação do pâncreas.

Como evolui rapidamente, a pancreatite é grave e pode levar a sérias complicações de saúde. Por isso, necessita de tratamento imediato.

Neste post, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre a doença, como reconhecê-la e até mesmo como preveni-la. Vamos lá?

O que é pancreatite?

A pancreatite é a inflamação do pâncreas, um pequeno órgão que faz parte do sistema digestivo, localizado atrás do estômago.

O pâncreas é responsável pela produção de enzimas que ajudam na digestão e de hormônios como a insulina, que auxilia a regular a maneira como o corpo processa o açúcar (glicose).

Existem dois tipos de pancreatite:

• Pancreatite aguda: é uma inflamação súbita do pâncreas. Neste caso, o paciente apresenta um aumento do tamanho do órgão, causado pela inflamação e pode sentir uma dor repentina e intensa. Se não for tratada, pode prejudicar o pâncreas e outros órgãos vitais, correndo risco de levar a óbito.
  • Pancreatite crônica: é a inflamação de longa duração. O paciente apresenta periodicamente crises de pancreatite. Geralmente, é necessário tratamento constante para prevenir que a pessoa perca as funções do pâncreas.

A pancreatite aguda evolui de forma grave em 20 a 30% dos pacientes internados. De maneira geral, estima-se que a pancreatite aguda tenha uma taxa de mortalidade de 5%.

Quais são os sintomas da pancreatite?

Os sinais e sintomas de pancreatite incluem:

• Dor abdominal superior difusa, que inicia com intensidade leve e evolui em poucas horas para forte intensidade;
  • Dor abdominal que irradia para as costas;
  • Dor ao pressionar o abdômen;
  • Distensão abdominal (barriga inchada);
  • Icterícia (coloração amarelada ou alaranjada da pele e das conjuntivas “branco dos olhos”)
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia;
  • Febre;
  • Sudorese.

O que causa a pancreatite?

As principais causas relacionadas a pancreatite são:

• Tabagismo;
  • Cálculos biliares;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Distúrbios genéticos do pâncreas;
  • Infecções virais (Coxsackie vírus);
  • Doenças vasculares;
  • Trauma abdominal;
  • Fibrose cística;
  • Pancreatite hereditária;
  • Alguns medicamentos (como corticoides e antibióticos), entre outros.

Além disso, a pancreatite pode ser idiopática, ou seja, sem causa definida.

Como diagnosticar a pancreatite?

O diagnóstico da pancreatite é realizado com base nos sintomas descritos pelo paciente, na avaliação do histórico do paciente – como o consumo de bebidas alcoólicas e/ ou o uso de medicações –, além de exames laboratoriais e de imagem.

O quadro pode ser confirmado por meio de exames laboratoriais de sangue e fezes, que auxiliam o médico a avaliar o estado geral de saúde do paciente e a dosar os níveis de enzimas lipase e amilase relacionados à pancreatite.

Os exames de imagem como a ultrassonografia, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética também podem ser usados para confirmar o diagnóstico e permitem que o médico determine a presença de complicações e avalie a evolução da doença.

Além disso, os exames de imagem contribuem para o diagnóstico diferencial, que compreende perfuração intestinal, obstrução intestinal, infarto do miocárdio, e outras condições de saúde.

Saiba mais sobre eles:

• Tomografia computadorizada: é um exame de imagem não invasivo, seguro e indolor que produz imagens tridimensionais do corpo, permitindo que o médico identifique cálculos biliares e estude a extensão dos danos ao órgão.
  • Colangiopancreatografia por ressonância magnética (CPRM): o exame produz imagens anatômicas detalhadas em planos tridimensionais, permitindo que o médico avalie o pâncreas, vesícula biliar, vías biliares e ducto pancreático;
  • Ultrassom abdominal: o exame usa ondas sonoras para formar as imagens do pâncreas, vesícula biliar, fígados e outros órgãos em uma tela em tempo real, auxiliando a identificar o que está causando a inflamação (ex: cálculos biliares);
  • Ultrassom endoscópico (USE): o exame insere o endoscópio, um tubo fino flexível, pela garganta do paciente para obter imagens do pâncreas e vias biliares.

Dependendo dos sintomas apresentados, é necessário a internação imediata. Também é muito importante conversar com seu médico sobre os medicamentos que você faz uso.

Como prevenir a pancreatite?

Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, seguir uma alimentação saudável e equilibrada, realizar exercícios físicos regularmente e manter o peso sob controle são algumas medidas simples que contribuem para a prevenção da pancreatite.

Você também dispõe de médicos ginecologistas e exames laboratoriais para cuidar da sua saúde, tudo em um só lugar.