Sintomas de Alzheimer: conheça os primeiros sinais!

02/08/2022 Dr. Gerson Luis Medina Prado
Sintomas de Alzheimer: conheça os primeiros sinais!

A doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência com mais de 1,2 milhão casos no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Um dos principais sintomas de Alzheimer é a perda de memória progressiva, já que a doença afeta partes importantes do cérebro.

Está com perda de memória e suspeita de Alzheimer? Tire suas dúvidas no conteúdo completo que preparamos para você. Vamos lá?

O que causa o Alzheimer?

O Alzheimer, ou doença de Alzheimer, é uma doença neurodegenerativa que afeta especialmente funções cerebrais como a memória, habilidades linguísticas e de pensamento e a capacidade de realizar tarefas comuns do dia a dia.

A doença de Alzheimer é mais frequente após os 60 anos de idade, mas pode acometer pessoas mais jovens.

Como a doença evolui progressivamente, o paciente geralmente é diagnosticado quando os sintomas vão, aos poucos, avançando. Em geral, a progressão do Alzheimer é lenta e pode levar de 7 a 12 anos.

Ainda não há uma causa específica para o surgimento do Alzheimer, mas existem diversos fatores de risco que contribuem para o aparecimento do problema.

Entre eles estão os mesmos fatores de risco para doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e dislipidemia. Outros fatores como depressão, sedentarismo e outros hábitos de vida ruins estão relacionados com o surgimento do Alzheimer.

Há também casos em que o Alzheimer é genético. Neste cenário, a doença geralmente aparece antes dos 60 anos de idade e evolui de forma mais grave e rápida.

Quais são os sintomas do Alzheimer?

Os sintomas do Alzheimer progridem de forma lenta ao longo de vários anos. Às vezes, eles podem ser confundidos com sintomas de outras condições ou podem inicialmente ser atribuídos ao envelhecimento.

Geralmente, a doença de Alzheimer é dividida em 3 fases principais:

• Estágio inicial;
  • Estágio intermediário;
  • Estágio avançado.

Sintomas de Alzheimer em estágio inicial

• Esquecer conversas ou eventos recentes;
  • Esquecer datas importantes;
  • Perder itens, como chave do carro ou casa;
  • Sentir dificuldade para lembrar de nomes, lugares e objetos;
  • Sentir dificuldade para pensar na palavra certa;
  • Achar mais difícil tomar decisões;
  • Perda de interesse nas atividades que eram prazerosas;
  • Mudanças de humor.

Sintomas de Alzheimer em estágio intermediário

À medida que o Alzheimer se desenvolve, os problemas de memória podem ficar mais graves e a pessoa pode apresentar:

• Confusão e desorientação, como perder-se ou não saber a data ou hora do dia;
  • Comportamento repetitivo;
  • Desconfiar ou sentir-se paranóico sobre os cuidados da família;
  • Problemas de sono;
  • Mudanças de humor mais severas, como depressão, ansiedade ou agitação;
  • Problemas de coordenação motora;
  • Alucinações.

Sintomas de Alzheimer em estágio avançado

No estágio avançado, os sintomas de Alzheimer tornam-se cada vez mais graves e podem ser angustiantes para o paciente e familiares.

• Dificuldade para comer e engolir (disfagia);
  • Dificuldade em se movimentar sem ajuda;
  • Incontinência urinária e fecal;
  • Perda de peso, às vezes severa;
  • Comportamento agressivo;
  • Perda gradual da fala;
  • Problemas graves de memória, como não reconhecer familiares.

Perda de memória é um dos primeiros sintomas de Alzheimer

É comum ter lapsos de memória ocasionais e momentâneos. Todo mundo já teve um “branco” em algum momento importante da vida.

Mas a perda de memória associada ao Alzheimer é persistente e piora com o tempo. É comum esquecer nomes conhecidos, datas importantes como aniversários e até mesmo conversas recentes.

À medida que o Alzheimer progride, o paciente desenvolve um grave comprometimento da memória e perde a capacidade de realizar tarefas cotidianas.

O que fazer em caso de suspeita de Alzheimer?

Se você está suspeitando de Alzheimer e preocupa-se com o estado da sua memória, o ideal é consultar um médico para avaliar sua saúde.

Se estiver preocupado com um parente próximo, como pai e mãe, ou um amigo, incentive a pessoa a se consultar o quanto antes para investigar a causa do problema.

Muitas vezes a perda de memória é causada por outros fatores além da demência, estando relacionada com depressão, estresse, uso de certos medicamentos e outros problemas de saúde.

Como é feito o diagnóstico de Alzheimer?

O diagnóstico do Alzheimer é feito com base na avaliação clínica do paciente, sintomas relatados pela própria pessoa e/ou familiares, exame físico, testes específicos para avaliar funções cerebrais e exames de imagem.

A ressonância magnética do crânio é uma importante ferramenta no diagnóstico do Alzheimer, capaz de detectar alterações nas estruturas do cérebro que indicam o início da doença.

A tomografia computadorizada do crânio também pode ser usada para estudar detalhes do tecido cerebral e detectar lesões que indicam a presença do problema, além de excluir outras hipóteses que podem causar sintomas semelhantes.