Tendinite no ombro: 7 sintomas e como tratar
Você está com dor no ombro? O problema pode ser tendinite no ombro, uma inflamação que causa dor e dificuldade para movimentar normalmente a articulação.
Quer saber o que pode causar o problema e quais são os sintomas? Continue lendo!
O que é tendinite no ombro?
Uma tendinite é uma inflamação dolorosa ou irritação em algum tendão do ombro.
O problema geralmente se desenvolve quando a pessoa usa excessivamente a articulação do ombro.
A tendinite no ombro costuma ser uma condição temporária, porém, quando não é tratada adequadamente, pode se tornar um problema crônico, incapacitando a pessoa de executar normalmente tarefas que exijam a participação do tendão acometido.
O que é tendinite bicipital?
Um dos problemas mais comuns que atingem a articulação do ombro e que causa uma dor bastante intensa é a tendinite bicipital.
A condição pode ocorrer em função da degeneração natural por envelhecimento ou após uma ruptura repentina do tendão supra-espinhal.
O paciente com tendinopatia do bíceps pode sentir dor no ombro, hipersensibilidade na região, inchaço e vermelhidão, além de dificuldade para movimentar a articulação.
O que é tendinite do manguito rotador?
O manguito rotador é o grupo de músculos e tendões responsáveis pela estabilização e realização de movimentos do ombro. A inflamação deste grupo de estruturas chama-se tendinite do manguito rotador.
Existem diversas causas para a tendinite do manguito rotador, como má postura, uso excessivo do ombro, atividades esportivas em excesso, traumas e até mesmo doenças autoimunes.
O que causa tendinite no ombro?
Na maioria dos casos, a tendinite no ombro se desenvolve quando uma quantidade excessiva de estresse é aplicada na articulação devido a uma atividade repetitiva.
As causas incluem:
- Estresse relacionado ao uso excessivo do ombro;
- Exercícios físicos sem supervisão e/ou com mau condicionamento físico;
- Permanecer por um longo período com má postura.
Sintomas da tendinite no ombro
Os sintomas variam de acordo com a evolução do quadro. Em geral, pessoa com tendinite no ombro pode sentir:
- Dor intensa no ombro;
- Dor no ombro que irradia para o braço;
- Dificuldade em levantar o braço;
- Dor que piora à noite;
- Inchaço;
- Vermelhidão e sensação de calor;
- Formigamento no ombro.
Se a tendinite no ombro não for tratada, a dor pode piorar com o tempo. A condição pode causar problemas de mobilidade, o que significa que você pode ficar com a capacidade limitada para mover o ombro.
Quando procurar um médico?
Se você está sentindo uma dor no ombro que persiste, mesmo fazendo o uso de medicamentos, consulte um médico para avaliar a causa do problema e tratá-lo corretamente.
Caso esteja sentindo dor no ombro após uma queda, batida ou acidente, não espere a situação se agravar e busque ajuda médica imediatamente.
Como diagnosticar a tendinite no ombro?
O diagnóstico da tendinite é feito com base na avaliação clínica do paciente e em exames complementares de imagem.
Seu médico pode solicitar uma:
- Radiografia;
- Ultrassonografia;
- Ressonância Magnética.
Os exames de imagem contribuem para que o médico consiga identificar o tendão que está inflamado e a determinar o grau da lesão.
O tratamento inicial da tendinite no ombro se concentra na redução da inflamação e da dor.
O primeiro passo é parar a atividade física que pode estar causando o problema. Seu médico pode indicar antinflamatórios, aplicação de gelo no local da dor e, se necessário, recomendar fisioterapia com técnicas analgésicas e de fortalecimento muscular.
Onde fazer exames de imagem em Teresina?
Na Clínica Lucídio Portella você conta com uma equipe médica experiente e equipamentos de última geração para realizar seus exames de imagem.
Você também dispõe de médicos em diversas especialidades e exames laboratoriais para cuidar da sua saúde, tudo em um só lugar.
Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062.