Tendinite no quadril: 6 sintomas, causas e como tratar

22/11/2022 Dr. Gerson Luis Medina Prado
Tendinite no quadril: 6 sintomas, causas e como tratar

A tendinite no quadril pode ser um problema agudo ou crônico, causando sintomas como dor, dificuldade de movimentação e sensação de queimação.

Você suspeita de tendinite no quadril? Tudo o que você precisa saber sobre a condição está nas próximas linhas!

O que é tendinite no quadril?

A tendinite é uma inflamação dolorosa ou irritação de um tendão no quadril.

O problema geralmente se desenvolve quando uma pessoa usa excessivamente a articulação do quadril.

Frequentemente costuma ser uma condição temporária, porém, quando não é tratada adequadamente, pode se tornar um problema crônico, incapacitando a pessoa de executar normalmente tarefas que exijam a participação do tendão acometido.

A tendinite no quadril é mais comum em atletas que praticam esportes como corrida, ciclismo e natação, ou outros exercícios de alta intensidade.

Fatores de risco para tendinite no quadril

• Idade: À medida que envelhecemos, os tendões se tornam menos flexíveis e mais suscetíveis a lesões.
  • Atividades de alto impacto: ginástica, corrida, ciclismo, dança, agachamento e levantamento excessivo de peso aumentam o risco de desenvolver tendinite.
  • Aumento da intensidade de treinos. As pessoas que aumentam repentinamente a intensidade e a duração do treinamento correm maior risco de desenvolver tendinite.

O que causa tendinite no quadril?

Na maioria dos casos, a tendinite se desenvolve quando uma quantidade excessiva de estresse é aplicada na articulação devido a uma atividade repetitiva.

As causas incluem:

• Estresse relacionado ao uso excessivo do quadril;
  • Exercícios físicos sem supervisão e/ou com mau condicionamento físico.

Sintomas da tendinite no quadril

Os sintomas variam de acordo com a evolução do quadro. Em geral, pessoa com tendinite no quadril pode sentir:

1. Dor e rigidez no quadril, que piora com movimento;
  2. Dor que piora à noite;
  3. Sensibilidade no quadril;
  4. Inchaço;
  5. Vermelhidão e sensação de calor;
  6. Perda da força na articulação.

Se a tendinite não for tratada, a dor pode piorar com o tempo. A condição pode causar problemas de mobilidade, o que significa que você pode ficar com a capacidade limitada para mover o quadril.

Pode caminhar com tendinite no quadril?

Sim, porém é imprescindível tomar cuidado para não sobrecarregar a articulação do quadril. Sendo assim, busque realizar atividades de baixo impacto, como caminhadas ou corridas leves.

Mantenha as atividades leves até terminar o tratamento da tendinite ou até seu médico liberar os exercícios de alta intensidade.

O que acontece se eu não tratar a tendinite?

Se a tendinite não for tratada adequadamente, pode se tornar uma doença crônica e a dor no local frequente.

Além disso, o paciente pode desenvolver uma atrofia muscular, que resulta em dificuldade de movimentar o quadril e realizar atividades que exigem o uso dessa região específica do corpo.

Como diagnosticar a tendinite no quadril?

O diagnóstico da tendinite é feito com base na avaliação clínica do paciente e em exames complementares de imagem.

Seu médico pode solicitar uma:

• Radiografia;
  • Ultrassonografia;
  • Ressonância Magnética.

Os exames de imagem contribuem para que o médico consiga identificar o tendão que está inflamado e a determinar o grau da lesão.

O tratamento inicial da tendinite no quadril se concentra na redução da inflamação e da dor.

O primeiro passo é parar a atividade física que pode estar causando o problema. Seu médico pode indicar antinflamatórios, aplicação de gelo no local da dor e, se necessário, recomendar fisioterapia com técnicas analgésicas e de fortalecimento muscular.

Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062