Tomografia da pelve: para que serve e como é feita?

03/04/2023 Dr. Gerson Luis Medina Prado
Tomografia da pelve: para que serve e como é feita?

A tomografia computadorizada da pelve, ou simplesmente TC da pelve, é indicada para pacientes com diferentes sintomas, e é central no diagnóstico e avaliação de doenças importantes como doença inflamatória pélvica e endometriose.

Se você recentemente apresentou algum sintoma relativo a sangramentos excessivos, cólicas ou dor pélvica, e a TC da pelve lhe foi recomendada pelo médico, veio ao conteúdo certo.

Durante este texto você poderá entender mais sobre o exame, aprendendo para que ele serve, as indicações e como o preparo deve ser feito. Boa leitura!

Para que serve a tomografia da pelve?

Podendo ser realizada tanto em homens quanto em mulheres, a tomografia da pelve tem como objetivo investigar a região do abdômen inferior para possível identificação de alterações na bexiga ou até mesmo no aparelho reprodutor.

A tomografia computadorizada da pelve pode avaliar a presença de lesões tumorais, processos inflamatórios pélvicos, incluindo abscessos e fístulas.

Embora não seja o exame definitivo para esses casos, outros órgãos visados por este exame são principalmente útero e ovários, no caso das mulheres, e próstata e vesícula seminais, no caso dos homens.

Alguns dos principais quadros/doenças passíveis de serem diagnosticadas são: tumores e metástases, endometriose, cisto e lesões no ovário, problemas na próstata e doença inflamatória pélvica

Quando a Tomografia da pelve é indicada?

O médico pode sentir que é necessária a realização da TC da pelve quando determinado sintomas ou conjunto de sintomas são apresentados; dentre eles se destacam:

• Cólicas intensas;
  • Dores durante a menstruação;
  • Sangramento menstrual ou uterino anormal;
  • Pressão na bexiga;
  • Sangue na urina ou no sêmen;
  • Secreção vaginal com mau cheiro.

No que se refere às contra indicações e casos mais específicos do exame, é importante mencionar o caso de mulheres grávidas, que em geral não podem fazê-lo em razão das radiações.

Crianças ou adultos com agitação motora, por outro lado, podem ter de realizar o procedimento sob sedação, uma vez que a imobilidade é essencial para a eficácia diagnóstica.

Por último, citam-se os pacientes que possuem reações alérgicas ao contraste, como aqueles com histórico de alergia ao iodo, asma grave ou insuficiência renal.

Pacientes com histórico de alergia ao iodo, reações alérgicas graves a outras substâncias (choque, edema de glote, urticária grave), asma grave e insuficiência renal (permitido apenas se o paciente fizer diálise no dia do exame)

Como a Tomografia da pelve é realizada?

A tomografia computadorizada helicoidal (como também é chamada por causa das espirais que o aparelho realiza) se baseia na tecnologia de radiação ionizante, como o tradicional Raio-X.

A radiação atravessa a região pélvica e os aparelhos geram múltiplas imagens (multi corte) dos tecidos do corpo, que são analisadas pelos computadores.

O exame é feito por um técnico de radiologia, e o paciente é colocado de barriga para cima na maca, devendo ficar imóvel durante todo o procedimento.

Essa maca então desliza para o interior do tubo de TC (como mostra a ilustração) e as imagens são captadas. Pode ser necessário o uso do contraste iodado nos casos em que se peça uma análise das estruturas vasculares da pelve. Nessas situações, é possível que haja leves desconfortos como sensação de calor e gosto metálico na boca.

Qual o preparo para tomografia de pelve?

Em primeiro lugar, como sempre salientamos que é necessário avisar o seu médico dos medicamentos que está utilizando, bem como aqueles a que você tem alergia.

Além disso, sempre que você já tiver realizado um exame do mesmo tipo, os resultados deverão ser apresentados à clínica antecipadamente.

Nas tomografias da pelve sem o uso do contraste, não são necessárias recomendações específicas de preparo.

Já nos casos em que o contraste estará presente, alguns cuidados devem ser tomados:

• Jejum de no mínimo 4 horas, por conta do contraste, que é aplicado na veia
  • Preparo antialérgico dois dias antes do exame, a ser especificado pelo médico
  • Uso de roupas leves, que não contenham item metálico. Pode ser necessário uso de avental/bata/roupão médico
  • Suspensão, 48 horas antes e 48 horas depois do exame, de medicamentos que contenham metformina ou fenformina
  • Suspensão, 48 horas antes e 24 horas depois, medicamentos que contenham sildenafila, tadalafila ou vardenafila
  • Também pode ser administrado o uso de Cloridrato de Fexofenadina antes e depois do exame

Quanto tempo demora uma tomografia da pelve?

A realização do exame em si, isto é, a captação de imagens quando a maca está no interior do tubo, é bem rápida, desde que o paciente permaneça imóvel

No entanto, se contarmos o tempo de preparação, a troca de roupa, etc. o exame pode durar cerca de meia hora, sendo mais longo nos casos em que é preciso contraste.

Até que as imagens sejam analisadas e o laudo concluído, é provável que o tempo de permanência na clínica seja superior a 3 horas.

Onde realizar uma Tomografia da pelve em Teresina?

A Clínica Lucídio Portella é o melhor lugar para fazer a sua tomografia computadorizada da pelve! Lá você conta com uma equipe médica experiente e equipamentos de última tecnologia para oferecer sempre os melhores atendimentos.

Além da TC da pelve, a clínica conta com uma longa lista de exames de imagem para sempre te atender quando for preciso.