Ultrassonografia da próstata: como se preparar e como é feita
Chegou a hora de realizar sua ultrassonografia da próstata? O exame é indicado para avaliar a saúde da próstata, uma pequena glândula do organismo masculino.
Saiba mais sobre a realização do exame a seguir!
Para que serve a ultrassonografia da próstata?
A ultrassonografia da próstata é um exame que utiliza ondas sonoras (inaudíveis) para produzir imagens da próstata, auxiliando a investigar as causas de sintomas como dificuldade para urinar ou dor no pênis.
O ultrassom também é usado para investigar um nódulo encontrado durante o exame de toque retal, anormalidades no exame de PSA e determinar se a glândula está aumentada.
O ultrassom é um exame seguro, rápido e não utiliza radiação ionizante.
Tipos de ultrassom da próstata
Ultrassom da próstata via abdominal
O ultrassom da próstata via abdominal é indicado para os casos em que o médico precisa avaliar alterações na próstata achadas no exame de toque retal, como mudanças no tamanho e aspecto da glândula.
Como se preparar para realizar o exame?
- Não é necessário jejum;
- Reter urina 2 horas antes do exame.
Se o seu médico suspeitar de câncer de próstata, deve solicitar uma biópsia para confirmar o diagnóstico.
Ultrassom transretal da próstata
O exame é indicado quando o urologista necessita de uma visão mais aprimorada da próstata ou quando é necessário realizar uma biópsia da glândula.
Para biópsias, o exame funciona como um auxiliar, guiando a agulha da biópsia, assegurando a precisão do local examinado.
Diferente do ultrassom via abdominal, durante o ultrassom transretal é preciso inserir uma pequena e fina sonda no reto do paciente, coberta com uma película estéril.
O exame é realizado com anestesia e o paciente não sente dor (alguns pacientes sentem um leve desconforto).
Como se preparar para realizar o exame?
- Uso de laxante ou enema na véspera do exame;
- Ingerir 1 litro de água até 1 hora antes do exame para que a bexiga esteja cheia;
- Reter urina 2 horas antes do exame.
Se houver a necessidade de realizar uma biópsia, seu médico pode receitar antibióticos e jejum.
Quando a ultrassonografia da próstata é indicada?
O ultrassom da próstata é indicado para auxiliar no diagnóstico de alterações e doenças que atingem a próstata. São elas:
- Cistos;
- Hiperplasia prostática (aumento da glândula);
- Prostatite (inflamação);
- Câncer de próstata;
- Traumas,
- Infertilidade;
- Cálculos.
Todos os homens devem realizar o exame de PSA e o toque retal a partir dos 50 anos de idade para prevenção do câncer de próstata, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Homens com histórico familiar de câncer de próstata podem iniciar o cuidado mais cedo, a partir dos 45 anos ou conforme indicação de um especialista.
Caso o exame de PSA e/ou toque retal aponte alterações na próstata, seu médico pode solicitar um ultrassom da próstata para investigar a causa.
A ultrassonografia permite que o médico analise com detalhes o estado da próstata para diagnosticar inflamações ou tumores, contribuindo para a elaboração do plano de tratamento ideal para cada caso.
Além disso, seu médico pode solicitar um ultrassom da próstata para investigar sinais e sintomas como:
- Dor no pênis;
- Jato de urina fraco;
- Aumento da vontade de urinar de dia ou à noite;
- Sangue na urina e/ou sêmen
- Dor ou ardência ao urinar;
- Infertilidade;
- Disfunção erétil, entre outros.
O exame de ultrassom da próstata dói?
Como mencionado anteriormente, apenas o ultrassom transretal da próstata necessita da inserção de uma sonda no reto do paciente, mas não causa dor, apenas um desconforto similar ao exame de toque retal, realizado periodicamente pelo urologista.
Quando o ultrassom acompanha a biópsia, o paciente pode sentir um desconforto tolerável, mas geralmente usa-se um analgésico tópico previamente ao procedimento para minimizar a sensação de dor.
É preciso realizar o ultrassom da próstata todos os anos?
O ultrassom da próstata tanto via abdominal quanto transretal não são indicados anualmente. Os exames são realizados apenas se o exame de toque retal ou PSA apresentar alguma alteração.
Se você já tem mais de 50 anos de idade, visite seu urologista anualmente para prevenir o câncer de próstata.
Onde realizar a ultrassonografia da próstata em Teresina?
Na Clínica Lucídio Portella você conta com uma equipe médica experiente e equipamentos de última geração para realizar seus exames de imagem.
Você pode contar com urologistas, ultrassonografia com Doppler, ultrassom transretal, ressonância magnética multiparamétrica da próstata, além de biópsias dirigidas e todos os principais exames laboratoriais.Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062.