6 sintomas de endometriose e o que fazer
Dor pélvica, cólicas menstruais intensas e dificuldade para engravidar podem ser alguns dos sinais e sintomas de endometriose.
A doença atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva. Quer entender mais sobre a condição e o que ela causa? Acompanhe a leitura!
O que é endometriose?
É uma doença ginecológica inflamatória crônica. O termo endometriose vem da palavra “endométrio”, que é a mucosa que reveste o interior do útero.
Quando as células do endométrio começam a crescer fora da cavidade uterina, em outros órgãos da pelve, como trompas, ovários, intestinos e bexiga, por exemplo, é chamada de endometriose.
A endometriose pode afetar mulheres de qualquer idade, mas é mais frequente em idade reprodutiva.
É uma doença que pode ter um impacto significativo na vida da mulher, mas existem tratamentos que podem ajudar.
Sinais e sintomas de endometriose
1. Dor pélvica é um dos sintomas de endometriose
O principal sintoma da endometriose é a dor pélvica, muitas vezes associada ao período de menstruação.
A intensidade da dor pélvica não é um indicador da extensão do problema. É possível ter endometriose e sentir uma dor intensa ou até mesmo pouca ou nenhuma dor.
2. Cólicas menstruais intensas
As cólicas são muito comuns durante a menstruação, no entanto, aquelas com endometriose geralmente relatam sentir dores mais intensas do que normal.
A dor pélvica e as cólicas podem começar antes e se estender por vários dias da menstruação.
3. Dor durante a relação sexual é um dos sintomas de endometriose
Outro sintoma de endometriose bastante frequente é a dor ou desconforto durante as relações sexuais.
A inflamação crônica causada pela endometriose também pode levar algumas mulheres a ter sangramento durante o ato sexual.
4. Fluxo menstrual intenso
Um dos sintomas de endometriose é o fluxo menstrual mais intenso. É possível também ocorrer sangramento entre os períodos (sangramento intermenstrual).
5. Alterações intestinais cíclicas ou urinárias durante a menstruação
A mulher com endometriose pode ter alterações intestinais que acontecem de forma periódica, como diarréia ou prisão de ventre.
Inchaço e náusea também podem ocorrer, especialmente durante o período menstrual.
Além disso, muitas pacientes sentem aumento da frequência urinária e dor ao urinar, também durante a menstruação.
Muitas vezes, essa dor ao urinar é confundida com sintomas de infecção urinária.
6. Infertilidade
Às vezes, a endometriose é diagnosticada apenas quando a mulher procura por tratamento para infertilidade.
Acredita-se que o processo inflamatório e as aderências que a endometriose provoca estão associadas à infertilidade — cerca de 15% a 45% das pacientes têm dificuldade para engravidar.
Veja também: Dor abdominal: o que pode ser e o que fazer?
O que fazer em caso de suspeita de sintomas de endometriose?
Se você identificou a ocorrência de um ou mais dos sinais e sintomas de endometriose descritos acima, especialmente a dificuldade para engravidar, procure uma médica(o) ginecologista o quanto antes.
É importante investigar o que está causando os desconfortos para receber um tratamento adequado conforme as suas necessidades.
Serão realizados um exame físico, exames de diagnóstico por imagem, dosagem de marcadores e outros exames laboratoriais que ajudam na identificação do problema.
Como diagnosticar a endometriose
Existem diversas condições que podem causar dor pélvica, por isso, a endometriose muitas vezes é confundida com outras patologias, como a doença inflamatória pélvica (DIP) e os cistos ovarianos, por exemplo.
Assim, os exames laboratoriais e os de imagem, feitos com protocolos específicos e personalizados, são importantes ferramentas no processo de diagnóstico da endometriose.
Seu médico(a) pode solicitar:
- Exame CA-125 (exame de sangue);
- Ultrassom transvaginal;
- Ressonância magnética (RM) de pelve. Fornece uma avaliação abrangente da região pélvica com resolução anatômica e espacial de alta qualidade, possibilitando identificar lesões de endometriose com precisão.
Os exames auxiliam o médico a diagnosticar, graduar e mapear os focos de endometriose, possibilitando definir o tratamento mais adequado em cada caso.
Em alguns casos, ainda podem ser solicitados outros exames complementares, como a ultrassonografia transretal, a ecoendoscopia retal e a tomografia computadorizada.
Exames de imagem em Teresina
A Clínica Lucídio Portella tem como missão oferecer um serviço de qualidade, humanizado e acolhedor em todas as etapas do atendimento.
Contamos com vários especialistas médicos, exames de imagem e todos os principais exames laboratoriais.
Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062.