8 sintomas de pedras nos rins e o que fazer
O verão é a estação preferida de muitas pessoas, mas, você sabia que durante o aumento das temperaturas, a incidência de pedras nos rins é 30% maior comparada a outros períodos do ano? Mas, afinal, quais são os sinais e sintomas de pedras nos rins?
Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre a condição. Vamos lá?
O que são pedras nos rins?
As pedras nos rins, ou cálculos renais, são uma das maiores causas de dor abdominal aguda.
O problema é caracterizado pela formação de massas sólidas, que se assemelham a pedras, compostas pelo acúmulo de cristais presentes na urina e que dificultam o funcionamento adequado do sistema urinário.
As pedras alojadas nos rins não costumam causar desconforto. Mas quando elas se deslocam e percorrem até a bexiga, a pessoa pode sentir picos intensos de dor abdominal (cólicas).
Conheça outros sinais e sintomas das pedras nos rins a seguir!
Sinais e sintomas de pedras nos rins
1- Vontade de urinar frequentemente é um sintoma de pedras nos rins
Notou um aumento das idas ao banheiro mesmo sem ter feito grandes mudanças na hidratação?
O aumento da frequência urinária pode indicar uma alteração no trato urinário, como um cálculo que começou a se deslocar para a bexiga, por exemplo.
No entanto, se você mudou seus hábitos de hidratação, e está percebendo um aumento da vontade de urinar, sem a presença de dor, não há motivos para se preocupar.
2- Dor na região lombar que irradia para o abdômen
Muitas pessoas descrevem a dor de pedras nos rins como uma dor intensa, quase insuportável — alguns pacientes chegam a comparar com a dor de um parto.
Quando o cálculo começa a migrar do rim para a bexiga ou pelo canal da uretra, a pessoa sente uma dor que se inicia na região lombar, em apenas um dos lados do corpo, que tende a irradiar para a região inferior do abdômen.
3- Ardência ao urinar
Outro sintoma de pedras nos rins é a ardência ao urinar, que pode ser confundido com outras condições, como infecção urinária, por exemplo.
A dor no momento da micção acontece quando há uma obstrução do trato urinário, causada pelo cálculo renal.
4- Sangue na urina é um dos sinais de pedras nos rins
A hematúria, chamada de sangue na urina, é um dos sinais de pedras nos rins.
As pedras nos rins podem atrapalhar a função de “filtro” de sangue do órgão, que deixa passar uma quantidade elevada de hemácias, que são os glóbulos vermelhos do sangue, para os órgãos.
Existe também outra explicação para o sangue na urina: quando a pedra se desloca pelo canal da uretra, pode lesionar a estrutura do trato urinário.
5- Náuseas e vômitos
Náuseas e vômitos são sintomas frequentes de pedras nos rins.
Além da dor e forte incômodo na região lombar e abdominal, desencadeados por uma crise repentina, estes sintomas ocorrem em resposta à agressão que a migração do cálculo renal provoca.
6- Suspensão ou diminuição do fluxo urinário
Quando a pedra migra para o trato urinário, pode ocasionar a obstrução parcial ou total da estrutura, causando a suspensão ou diminuição do fluxo urinário.
7- Picos de dor intensa (cólicas)
As cólicas renais, com picos de dor intensa, são sintomas de pedras nos rins bastante comuns.
A dor pode surgir repentinamente, como citamos acima, na região lombar e abdominal, mas, em alguns casos, os homens podem sentir essa dor irradiar para os testículos e as mulheres, para a vagina.
8- Febre
A presença de febre é um dos sintomas mais preocupantes e pode indicar uma infecção associada às pedras nos rins.
Agora que você conhece os principais sinais e sintomas de pedras nos rins, e também os perigos que a condição pode causar à saúde sem tratamento adequado, busque ajuda médica imediatamente caso suspeite do problema.
Veja também: Dor abdominal: o que pode ser?
Exames de imagem em Teresina
Em casos de suspeita de pedras nos rins, após avaliação das evidências clínicas, seu médico pode solicitar exames de imagem para fechar o diagnóstico. Eles incluem:
- Ultrassonografia;
- Tomografia computadorizada (TC) de abdômen.
A tomografia computadorizada de abdômen possibilita localizar, avaliar a dimensão e medir a densidade dos cálculos renais.
O exame de TC também permite a detecção de possíveis complicações decorrentes dos cálculos renais. Uma delas é a obstrução do trato urinário.
Em casos selecionados, a Ressonância Magnética (Uroressonância) também pode acrescentar informações valiosas na avaliação do trato urinário.
Nós, da Clínica Lucídio Portella, temos como missão oferecer um serviço de qualidade, humanizado e acolhedor em todas as etapas do atendimento.
Contamos com diversas especialidades médicas, exames de imagem e todos os principais exames laboratoriais.
Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062.
Claudia Cabreira
07/06/2022 at 06:24
Estou sentindo muita dores no abdômen e agora estou orinando toda hora e esta dolorido na uretra uma sensação um desconforto horrivel as vezes da vômitos outras não estou com cálculo renal
Comments are closed.