Blog

Ressonância Magnética Musculoesquelética: o que detecta?

18/12/2023 Dr. Gerson Luis Medina Prado
Ressonância Magnética Musculoesquelética: o que detecta?

A ressonância magnética musculoesquelética é uma ferramenta valiosa para diagnóstico e planejamento de tratamento de condições relacionadas aos tecidos musculoesqueléticos.

Tudo o que você precisa saber sobre o exame está nas próximas linhas!

O que a ressonância magnética musculoesquelética detecta?

A ressonância magnética musculoesquelética é uma técnica de imagem médica que utiliza campos magnéticos e ondas de rádio para criar imagens detalhadas das estruturas musculoesqueléticas do corpo

Esse tipo de ressonância magnética é frequentemente utilizado para avaliar diversas condições relacionadas a ossos, articulações, músculos, tendões e outros tecidos associados ao sistema musculoesquelético

Ela pode detectar uma variedade de alterações e condições, tais como:

  • Lesões articulares e cartilaginosas: a ressonância magnética musculoesquelética pode identificar lesões articulares, incluindo danos à cartilagem articular, ligamentos e cápsulas articulares;
  • Inflamação nas articulações: a presença de inflamação nas articulações, característica de condições como a artrite reumatoide, pode ser visualizada;
  • Lesões musculares e tendinosas: lesões musculares, rupturas de tendões e inflamações podem ser identificadas pela ressonância magnética;
  • Hérnias de disco: problemas na coluna vertebral, como hérnias de disco, podem ser visualizados, auxiliando no diagnóstico de dores nas costas e problemas relacionados;
  • Doenças ósseas: alterações ósseas, como fraturas, lesões ósseas de estresse e condições degenerativas, podem ser observadas;
  • Condições do pé e do tornozelo: a ressonância magnética é frequentemente utilizada para avaliar condições nos pés e tornozelos, como lesões ligamentares, fraturas e problemas nos tendões;
  • Infecções e inflamações: inflamações ou infecções em tecidos moles e articulações podem ser identificadas;
  • Massas e tumores: a presença de massas ou tumores nos tecidos moles, como músculos ou tendões, pode ser visualizada;
  • Problemas nos tecidos moles: além de ossos e articulações, a ressonância magnética musculoesquelética é eficaz na visualização de tecidos moles, incluindo músculos, ligamentos, tendões e bursas.

Confira tambémHérnia de disco cervical: 7 sintomas, causas e como aliviar

Quando a RM musculoesquelética é indicada?

A ressonância magnética musculoesquelética é indicada em uma variedade de situações clínicas para avaliar e diagnosticar condições relacionadas aos tecidos musculoesqueléticos. O exame é frequentemente é recomendado para investigar:

Lesões traumáticas

Em casos de lesões traumáticas, como entorses, contusões, fraturas e lesões nos ligamentos, a ressonância magnética pode ajudar a avaliar a extensão dos danos e orientar o plano de tratamento.

Dores Articulares ou nas costas persistentes

Quando um paciente apresenta dor crônica nas articulações, nas costas ou em outras áreas musculoesqueléticas, a ressonância magnética pode ser utilizada para identificar possíveis causas, como hérnias de disco, lesões articulares ou problemas nos tecidos moles.

Veja também5 causas da dor lombar (lombalgia) e como aliviar

Avaliação de lesões nos tecidos moles

A ressonância magnética é eficaz na avaliação de lesões nos tecidos moles, como músculos, tendões, ligamentos e bursas. Isso permite diagnosticar lesões musculares, rupturas tendinosas ou problemas nos tecidos conectivos.

Doenças articulares inflamatórias

Em casos suspeitos de doenças inflamatórias nas articulações, como artrite reumatoide ou espondilite anquilosante, a ressonância magnética pode ajudar a visualizar a inflamação e as alterações nas articulações.

Monitoramento de condições crônicas

Para monitorar a progressão de condições crônicas, como osteoartrite, e avaliar o impacto nas articulações ao longo do tempo.

Problemas nos pés e tornozelos

A ressonância magnética é frequentemente usada para avaliar condições nos pés e tornozelos, como fascite plantar, lesões ligamentares e outras patologias.

Investigação de massas ou tumores

Quando há suspeita de massas ou tumores nos tecidos moles, a ressonância magnética é uma ferramenta valiosa para caracterizar essas lesões.

Avaliação pós-cirúrgica

Após cirurgias ortopédicas ou procedimentos musculoesqueléticos, a ressonância magnética pode ser utilizada para avaliar a eficácia da intervenção e identificar complicações.

É importante notar que a decisão de solicitar uma ressonância magnética musculoesquelética é geralmente feita pelo médico com base na avaliação clínica do paciente, sintomas apresentados e na necessidade de informações detalhadas sobre as estruturas musculoesqueléticas

Como é feita a ressonância magnética musculoesquelética?

Antes do exame, o paciente geralmente recebe instruções específicas, como a remoção de objetos metálicos, como joias e aparelhos auditivos, devido à sensibilidade magnética. 

É importante informar o técnico sobre quaisquer dispositivos médicos implantados ou condições médicas que afetem a realização do exame.

O paciente é posicionado na mesa de exame, deslizada para dentro do tubo do scanner de ressonância magnética. 

Dependendo da área a ser examinada, o paciente pode ser orientado a deitar de costas, de barriga para baixo ou de lado.

O tempo necessário para a realização do exame varia, mas dura geralmente entre 30 a 60 minutos, dependendo da área a ser examinada e da complexidade das imagens necessárias.

Durante o procedimento, é importante que o paciente permaneça imóvel, uma vez que o movimento pode prejudicar a qualidade das imagens.

Em alguns casos, pode ser administrado um agente de contraste intravenoso para realçar certas estruturas e melhorar a visualização de áreas específicas.

Após a conclusão do exame, as imagens são analisadas por um radiologista, que fornece um relatório detalhado para o médico solicitante.

Leia tambémRessonância magnética: o que é, para que serve e como funciona

O contraste da ressonância musculoesquelética é seguro?

Se o seu exame necessitar de um material de contraste, um profissional irá inserir um cateter intravenoso em uma das veias da mão ou braço

O contraste é uma substância segura que ajudará a visualizar melhor determinada área.

Como se preparar para realizar a ressonância magnética?

  • Em alguns casos, será necessário o jejum de até 4 horas;
  • Água e medicamentos podem ser ingeridos até uma hora antes do exame;
  • Procure deixar acessórios como brincos, colares, anéis, entre outros em casa;
  • Traga os exames anteriores pertinentes à região a ser avaliada;
  • Traga o pedido médico e a guia de convênio autorizada;
  • Chegue 30 minutos antes do horário agendado.

Existe alguma contraindicação?

O exame de RM não é permitido para pacientes que usam marca-passo, próteses auriculares ou injetores automáticos de insulina.

Onde fazer ressonância magnética em Teresina?

Na Lucídio Portella você conta com uma equipe médica experiente e equipamentos de última geração para realizar seus exames de imagem.

Você também dispõe de médicos em diversas especialidades e exames laboratoriais para cuidar da sua saúde, tudo em um só lugar.

Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e WhatsApp: (86) 3221-3062.



(86) 3221-3062

Rua São Pedro, 2133 – Centro Teresina – PI | CEP 64001-260

Segunda a sexta: 7:00h às 19:00h
Sábado: 7:00h às 12:00h


Clínica Lucídio Portella
Registro: 0000116-PI
Diretor Técnico-Médico: Dr. Lucídio Portella Nunes Filho
Médico – CRM-PI: 1690
Radiologia e Diagnóstico por Imagem – RQE-PI: 547

Siga-nos nas redes


As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.



©2023 Clínica Lucídio Portella | Todos os Direitos reservados | Política de privacidade | Desenvolvido pela Agência